O Benfica foi esta noite derrotado pelo Ajax, por 1-0, em mais uma edição da Eusébio Cup. Em noite de homenagem ao 'Pantera Negra', os encarnados voltaram a mostrar defeitos e erros desta pré-época, colecionando já três derrotas em quatro jogos na pré-temporada.

Na sua apresentação para a nova época, Jorge Jesus lançou três reforços no ‘onze’ inicial: Benito, César e Talisca. As “novidades” Bebé e Eliseu ficaram guardadas para o banco de suplentes. Curiosamente, a nova versão do campeão nacional não entusiasmou os adeptos, com a assistência nas bancadas a não ultrapassar os 25.240 espetadores.

O Ajax entrou melhor no jogo e no espaço de cinco minutos alvejou a baliza de Artur por três vezes. Era um aviso de que os holandeses não vinham só para a festa. O Benfica começou pouco depois a reagir com transições rápidas, nas quais Gaitán, Salvio e Lima assumiam papel de destaque.

Aos 7’ o argentino podia ter inaugurado o marcador, mas falhou isolado perante Vermeer após um excelente passe de Talisca a rasgar a defesa holandesa.

Pouco depois seria Salvio a estar perto do golo, mas o cabeceamento do extremo saiu por cima da baliza. Contudo, eram apenas fogachos de uma atuação muito pálida e irregular.

Por seu lado, o Ajax mostrava boa organização e acutilância na hora de atacar. Aproveitando a lentidão e fragilidade da defensiva encarnada, foi assim que os holandeses chegaram ao golo, aos 41’, por Kishna, numa jogada de insistência em que César e Artur “ficaram mal na fotografia”.

Com o intervalo surgiram as primeiras mudanças de Jorge Jesus. Entraram Jara, Ola John, Derley e João Teixeira para os lugares de Gaitán, Cardozo, Lima e Ruben Amorim. Ato contínuo, o Benfica regressou melhor, mais determinado e com uma dinâmica superior. A contribuir para o crescimento do campeão naciona esteve também a queda exibicional do Ajax, que praticamente deixou de atacar.

Contudo, à hegemonia conquistada no segundo tempo continuava a faltar clarividência e contundência no ataque. Derley e Jara mostravam pouco entrosamento e nem o lançamento posterior de Bebé no jogo veio mudar o rumo da partida. Entretanto, o técnico do Benfica lançara já também André Almeida, João Cancelo e o reforço Eliseu, que mostrou bons pormenores como lateral esquerdo.

A melhor oportunidade de empatar o jogo aconteceu aos 84 minutos, com o árbitro Hugo Miguel a assinalar grande penalidade sobre Jara. O argentino foi chamado à conversão, mas o avançado rematou fraco e denunciado, permitindo a defesa de Vermeer. Caía por terra a ração do Benfica em tentar salvar a face na apresentação aos sócios.

O Benfica deixou assim escapar mais uma edição da Eusébio Cup e soma já três derrotas consecutivas nesta pré-temporada (Sporting, Marselha e Ajax). Jorge Jesus continua com muito trabalho pela frente...