No final do encontro de apresentação, Julen Lopetegui tratou de pôr água na fervura que se tem gerado devido à chegada ao FC Porto de reforços de renome e qualidade indesmentível. Apesar de ter gostado do que viu, o novo treinador dos “dragões” assumiu que a segunda parte não foi boa e admitiu a entrada de novos jogadores com o objetivo de “criar competitividade” no plantel.

Apesar da exibição de Fabiano frente ao Saint-Étienne, Andrés Fernández vai mesmo vestir a camisola do FC Porto proveniente do Osasuna, que já confirmou o negócio. Dos três reforços mais badalados, o guarda-redes espanhol é aquele que está realmente assegurado. O guardião de 27 anos custará, ao que tudo indica, um valor a rondar os 2,5 milhões de euros – muito menos dos que os seis pedidos por Keylor Navas - e só a troca de documentos entre os clubes impediu a sua apresentação ontem.

Iván Marcano também deverá reforçar o setor defensivo da equipa. Porém, este negócio está a revelar-se um pouco mais complicado, uma vez que a direção do Rubin Kazan tem dificultado a desvinculação do jogador. Marcanoesteve cedido na época passada ao Olympiakos, clube que ainda detém direito de opção sobre o jogador. A diferença entre a SAD portista e o clube russo reside nos trâmites em que o defesa central se transferirá.

Os azuis e brancos propuseram um empréstimo e o Rubin pretende vender o futebolista de 27 anos por um valor a rondar os quatro milhões de euros. A direção pretende dar todas as condições a Lopetegui e deverá bater o valor pedido pelo jogador.

José Ángel voltou na última semana ao radar portista e esperava-se que a sua apresentação fosse uma das surpresas da noite. Em Itália, a transferência é dada como concluída por um valor a rondar os cinco milhões de euros, o que deverá indicar a sua chegada no início desta semana.

Além destes três atletas, o técnico basco de 47 anos pretende mais um jogador para o meio campo defensivo, que poderá ser o médio francês de 23 anos do Montpellier, Benjamin Stambouli, e um avançado para colmatar uma possível saída de Jackson Martínez, que deverá ser Raúl Jiménez, avançado de 23 anos do América do México.

Certo é que o plantel ainda não está fechado e faltam pouco mais de duas semanas para a primeira mão da Liga dos Campeões, marcada para 19 ou 20 de agosto.