Helton, Fabiano, Ricardo, Kadu e Bolat. São cinco os guarda-redes seniores com contrato no FC Porto, mas nem uma mão cheia de opções parece satisfazer o treinador Julen Lopetegui.

A chegada de um guarda-redes espanhol prende-se com as características que Julen Lopetegui pretende ver naquele que é o último reduto de uma equipa. O treinador espanhol não quer ver o guarda-redes confinado apenas a situações na área e pretende integrá-lo como mais um elemento da equipa quando o FC Porto está balanceado para o ataque ou necessita de circular a bola.

Assim, o guarda-redes pretendido tem de saber jogar bem com a bola nos pés, que consegue dar linhas de passe aos defesas e colocar bem a bola sobre pressão, embora não seja amante do passe curto. Aliás, a contratação de Juan Carlos Arévalo, treinador de guarda-redes e um homem da confiança de Lopetegui - trabalharam juntos nas seleções jovens de Espanha – é sinal disso mesmo.

Não obstante o quinteto de guarda-redes sob contrato, ainda se perspectiva a chegada de Andrés Fernández que, aterra no FC Porto como um pedido expresso de Julen Lopetegui.

Helton, titular indiscutível nas últimas épocas, encontra-se a recuperar de uma lesão no joelho e só regressará aos relvados no final do ano. Há alguns dias, o guardião de 36 anos deixou uma mensagem enigmática no seu Instagram, onde se declarava “eternamente grato”, o que deixou no ar a ideia de que poderá estar mesmo de saída apesar de ter sido apresentado juntamente com o restante plantel.

Fabiano tem sido para já o escolhido como dono da baliza, mantendo um lugar que ganhou à custa do infortúnio de Helton. Aos 27 anos, está mais experiente e demonstra confiança nas suas capacidades, mas apresenta alguma dificuldade no jogo de pés, o que poderá colocar em causa o seu lugar como atual número um. O guarda-redes não tem defraudado as expetativas e a grande exibição diante do jogo com o Saint-Étienne demonstrou que o brasileiro promete ser uma boa dor de cabeça para Lopetegui, numa altura em que precisa de se afirmar definitivamente como titular indiscutível, depois de três temporadas como suplente.

Ricardo, que se estreia num “grande” do futebol português depois de uma temporada de elevado nível ao serviço da Académica, é para já a sombra de Fabiano mas esse estatuto pode alterar-se com a chegada de Fernández. O jogador de 32 anos poderá passar a terceira opção, retirando espaço ao jovem Kadú, que poderá ir para a formação B ou ser cedido a outro clube.

Bolat inicia a sua segunda temporada como uma carta fora do baralho. O turco de 25 anos foi cedido novamente e só contabilizou quatro encontros ao serviço da equipa B do FC Porto. O jogador chegou ao dragão num negócio sem custos, tendo sido emprestado ao Kayserispor na segunda metade da temporada passada e ao Galatasaray neste verão. Espera-lhe, portanto, vida complicada de dragão ao peito.

Finalmente, Andrés Fernández chega ao FC Porto proveniente do Osasuna, uma escolha pessoal de Lopetegui, depois de ter falhado o negócio de Keylor Navas. Tem 27 anos é muito apreciado pelo treinador basco porque possuí as caraterísticas dos guardiões espanhóis. Fernández vai custar aos portistas uma quantia entre os dois e os 2,5 milhões de euros. O espanhol tem sido titular indiscutível no Osasuna, tendo sido o segundo com mais minutos na Liga BBVA em dois anos consecutivos (2011/12 e 20012/13) e passou por Maiorca e Huesca ao longo da sua carreira.

O FC Porto tem investido bastante na contratação de reforços. Embora a baliza seja um setor que apresenta várias opções de qualidade, Julen Lopetegui não parece agradado com as opções que tem à sua disposição e pretende assegurar um reforço de peso para manter as redes invioláveis. Quem será titular? Por agora parece estar tudo decidido, mas a chegada de Fernández pode baralhar coisas…

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.