O Sporting venceu a Lazio na apresentação aos sócios e conquistou pelo terceiro ano consecutivo o troféu Cinco Violinos. Os leões estiveram em vantagem por duas vezes no tempo regulamentar, mas o oportunismo romano levou o jogo à decisão nas grandes penalidades.

No regresso a Alvalade para a apresentação aos sócios frente à Lazio, Marco Silva estreou-se no banco técnico dos leões com a mesma equipa que havia batido três meses antes ao serviço do Estoril-Praia.

Com Rui Patrício na baliza, a linha defensiva do Sporting apresentou-se em Alvalade com Cédric Soares, Maurício, Rojo e Jefferson. O meio campo contou com o trio português constituído por William Carvalho, André Martins e Adrien Silva enquanto que na frente de ataque o castelhano foi a língua dominante com Diego Capel, Carrillo e Montero.

E foi numa combinação luso-colombiana que o Sporting abriu o marcador frente aos romanos com Freddy Montero a fugir à marcação italiana e a penetrar no lado esquerdo para depois cruzar para o centro da área onde surgiu o oportuno André Martins para o 1-0.

As bancadas de Alvalade conheciam então o primeiro momento de euforia da época e só não explodiu em nova erupção de adrenalina aos 16 minutos porque Carrillo deslumbrou-se com a displicência italiana e rematou para onde não devia, ou seja para fora.

Do lado da Lazio não houve lances dignos de registo até ao minuto 40 quando numa jogada de insistência na área leonina a bola acabou por sobrar para Pereirinha, que com tudo para marcar rematou por cima da baliza de Rui Patrício.

Apesar da confiança demonstrada pelos jogadores do Sporting ao longo de toda a primeira parte, em matéria de marcações e trocas de bola, a verdade é que a Lazio conseguiu empatar perto do intervalo e logo num lance de bola parada.

Na sequência de um pontapé de canto da direita, Keita desviou de cabeça para o poste da baliza de Rui Patrício e no mesmo ressalto, Mauri, oportuno, só teve de encostar para o 1-1. As bancadas silenciaram-se para logo depois irromperem num coro de insatisfação quando constataram que o marcador registava 2-1 para a formação italiana. O erro foi rapidamente rectificado, mas nem isso acalmou a indignação leonina antes do regresso das equipas para o balneário.

No segundo tempo, o Sporting regressou dos balneários equipado com o uniforme alternativo da próxima época que tantas discussões entre adeptos tem levantado. Totalmente equipados de amarelo, os leões de Marco Silva deram o pontapé de saída sem qualquer alteração no onze. O domínio do Sporting cedo se fez perceber e aos 51 minutos André Martins voltou a estar em destaque num lance que daria novo golo do Sporting. O número 8 leonino roubou a bola a Marchetti e quando se preparava para rematar para o golo iminente acabou por ser derrubado pelo guardião italiano. O árbitro assinalou grande penalidade e Adrien, como de costume, converteu sem cerimónias para o 2-1.

O jogo estava animado e aos 59 minutos Marco Silva quis dar uma oportunidade aos reforços Rosell e Paulo Oliveira para se apresentarem aos cerca de 31623 adeptos. Mané e João Mário também entraram para o reencontro com os sócios leoninos e o encontro prosseguiu com palmas nas bancadas.

Minutos depois foi a vez de Slavchev e de Tanaka entrarem em campo para a saída de Adrien e Montero. O Sporting continuava a criar perigo para agrado da plateia e Slavchev esteve mesmo perto de marcar aos 84 minutos, mas o remate do médio búlgaro saiu ligeiramente ao lado.

Tanaka aos 90 minutos quase ampliava o resultado num bom remate, mas o guarda-redes italiano acabaria por defender para canto. E na sequência do pontapé de canto do Sporting, a Lazio viria a empatar já no período de descontos por intermédio de Mamadou Tounkara que isolado frente a Rui Patrício só teve de contornar o internacional português e levar o jogo para grandes penalidades.

Na decisão de grandes penalidades, o Sporting levou a melhor sobre a Lazio com Rui Patrício a brilhar entre os postes. Com este resultado, o Sporting conquistou o troféu Cinco Violinos pelo terceiro ano consecutivo.