Taison, avançado brasileiro de 26 anos que representa no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, foi sondado pelo Benfica e FC Porto, assegurando que já houve contactos exploratórios da parte dos dois clubes. Não foram adiantados pormenores, mas o clube ucraniano pagou 15 milhões de euros ao Metalist, formação do mesmo país, pelo atleta em 2012/13.

“Esta semana houve uma abordagem exploratória do Benfica pelo Taison e também houve uma pequena abordagem do FC Porto. Ele não é um jogador barato, é caro, pois é um jogador que, por exemplo, sentava Bernard no banco. Mas o Benfica pode aproveitar a instabilidade no país ucraniano para conseguir o empréstimo do jogador”, disse Manuel Carvalho, representante do jogador, em declarações à Antena 1.

A recente instabilidade política vivida no país devido a tensões entre Rússia e Ucrânia pode impulsionar a saída dos jogadores, que se sentem receio de viver no país. Recorde-se que os colegas de equipa Dentinho, Fred, Alex Teixeira, Douglas Costa, Ismaily e Facundo Ferreyra recusaram-se a regressar à Ucrânia no mês passado pelo mesmo motivo.

O interesse do Benfica já é antigo e o atleta está há seis anos no país, podendo querer uma mudança na sua carreira. Desde 2012/13 no clube, o canarinho marcou 17 golos e fez 98 jogos.