Ariza Makukula, avançado que representava as cores do BEC Tero Sasana, retirou-se do futebol e aceitou o convite da federação Congolesa para ser embaixador do futebol naquele país. O jogador quatro vezes internacional por Portugal já está em Kinshasa, na República Democrática do Congo, onde começou de imediato a trabalhar.

“Estou muito contente e agradeço à Federação Congolesa de Futebol pela confiança que deposita em mim. Espero estar à altura da tarefa e vamos ver o que serei capaz de trazer para o futebol congolês”, disse o avançado de 33 anos que passou por Vitória de Setúbal, Chaves, Vitória de Guimarães, Marítimo e Benfica em Portugal.

Makukula irá organizar e acompanhar o desenvolvimento do futebol jovem local, sendo também esperança da federação que o nome do antigo jogador possa atrair mais patrocinadores. Embora tenha sido internacional por Portugal – filho de Kuyangana Makukula, que também fez carreira em terras lusas -, o futebolista manteve sempre a ligação ao país africano, onde inicia agora a carreira de dirigente.