Portugal lidera o "ranking" do Troféu Maurice Burlaz, o prémio atribuído à federação de futebol que apresente melhores resultados nas competições masculinas de jovens da UEFA nas duas últimas temporadas, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O prémio da UEFA tem sido atribuído a cada dois anos às federações europeias desde 1990, tendo como base os resultados obtidos no Campeonato da Europa de sub-17 e sub-19 durante as duas épocas anteriores. Portugal já venceu este troféu em duas ocasiões (1990 e 2000).

"É o reconhecimento daquilo que tem sido a qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito das seleções nacionais neste ciclo de quatro ou cinco anos. Tínhamos o propósito de colocar as seleções nacionais de formação no topo do ‘ranking’ europeu e mundial e conseguimos caminhar com a qualidade que desejávamos", comentou o Coordenador Técnico Nacional da FPF, Ilídio Vale.

De acordo com a informação na página da FPF, em segundo lugar surge a Alemanha, que recentemente se sagrou campeã europeia de sub-19 na Hungria, ao derrotar Portugal na final, por 1-0.

Por outro lado, nos sub-17, Portugal chegou às meias-finais do Europeu, em Malta, perdendo com a Inglaterra (que viria a vencer a competição). Já a Alemanha - que estava integrada no grupo da seleção portuguesa - não conseguiu apurar-se para as meias-finais.

A Alemanha também já venceu o Troféu Maurice Burlaz por duas vezes (1992 e 2009).

"Portugal é um país muitíssimo mais pequeno do que a Alemanha, mais pobre economicamente, tem muitíssimo menos jogadores selecionáveis. Tem tudo menos do que a Alemanha, menos uma coisa, que é capaz de ser igual, senão melhor: a qualidade do trabalho desenvolvido", acrescentou Ilídio Vale.

O prémio será entregue em 2015, pelo que "os próximos resultados definirão a classificação final", realçou a FPF.

O atual detentor do Troféu é a França, que venceu a edição 2013, enquanto o país que mais vezes venceu foi a Espanha (2011, 2007, 2006, 2004, 2002, 1998, 1996, 1994).