O dia de hoje não trouxe, por enquanto, nenhuma má noticia ao Benfica. No entanto, na data de 7 de agosto é, por norma, um dia marcante para a história do clube da Luz.

Foi a 7 de agosto de 1959, há exatamente 55 anos, que o treinador húngaro, Bella Guttman assinou contrato com os dirigentes encarnados. O nome de Guttman trouxe as maiores glórias da década de 60, mas deixou, no rescaldo da sua saída, uma maldição que perdura até aos dias de hoje.

Com o húngaro nos comandos, os “encarnados” venceram por duas vezes seguidas a Taça dos Clubes Campeões Europeus, atualmente apelidada de Liga dos Campeões.

A primeira conquista europeia do Benfica deu-se em 1960/61 frente ao Barcelona por 3-2. No ano seguinte, já com Eusébio na equipa, bateram o Real Madrid de Di Stéfano por 5-3, tornando-se no segundo clube do mundo a ser bicampeão europeu.

Apesar das glórias europeias, Bella Guttman foi afastado do comando técnico das “águias”. Mito urbano ou não, aquando da sua saída, rezam as crónicas de que o treinador húngaro terá proferido a famosa maldição na qual o Benfica não voltaria a ganhar uma competição europeia sem ele. Passaram 55 anos e o clube da Luz continua sem erguer um troféu europeu, apesar de oito finais europeias perdidas.

Este facto por si só seria razão para apelidar o 7 de agosto como um dia marcante. No entanto, o calendário tinha ainda mais surpresas para oferecer…
Em 2001, no dia 7 de agosto, Vale e Azevedo é detido pela polícia judiciária, acusado de expropriação de 193.000 mil contos, equivalente a 962. 679 euros relativos à venda do guarda-redes russo Ovchinnikov para o Alverca. Vale e Azevedo foi o 31º presidente do Benfica, tendo estado três anos à frente da direção do clube da Luz.

Durante as buscas efetuadas pelas autoridades foi descoberta uma conta off-shore pertencente a Vale e Azevedo que tinha sido utilizada para comprar um iate de luxo chamado “Lucky Me”.

Após várias entradas e saídas do sistema criminal português, o antigo presidente dos “encarnados” refugiou-se em Inglaterra até 2012. Durante esse intervalo, o processo foi-se arrastando até à altura em que se entregou e foi extraditado. Atualmente, Vale e Azevedo está preso em Portugal.

Mais recentemente, em 2010, o 7 de agosto voltou a ser marcante. Desta vez no relvado do Estádio Municipal de Aveiro. O Benfica perdeu a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao FC Porto de André Villas-Boas (2-0). Rolando e Falcao marcaram os golos dos “dragões” no primeiro jogo da época 2010/11.

Este ano, o Benfica começa a época a disputar, como em 2010, a Supertaça Cândido de Oliveira. Desta feita, não é o FC Porto, nem Villas-Boas que estão no caminho do troféu, mas o Rio Ave de Pedro Martins. A data, 10 de agosto.