Com o mercado de transferências em alvoroço e tendo em conta a elevada cotação que o jogador luso tem em Inglaterra, o jornal britânico "Daily Mirror" avançou com uma lista de cinco jogadores a ter em atenção no campeonato português.

Os casos de sucesso de jogadores saídos de Portugal para Inglaterra foram mais do que muitos, tendo Cristiano Ronaldo como figura de proa e passando por jogadores como Ricardo Carvalho, Nani, Paulo Ferreira, Pedro Mendes, Luís Boa Morte, Raúl Meireles, Ramires e David Luiz. O futebolista saído é visto como um porto seguro para os clubes ingleses, tendo em conta a sua capacidade de adaptação a Inglaterra, as suas capacidades táticas e técnicas e o seu profissionalismo.

Pois bem, a publicação salienta que, além de William de Carvalho, visto como um talento confirmado, os portistas Alex Sandro e Josué, os sportinguistas Adrien Silva e Cedric Soares e o bracarense Rafa são talentos a ter em conta pelos clubes ingleses.

Alex Sandro

O Daily Mirror descreve o defesa brasileiro como “o melhor lateral esquerdo em Portugal” e “um dos poucos que manteve a reputação intacta depois da miserável campanha do FC Porto no ano passado”. As qualidades táticas do defesa são destacadas e salientam o equilíbrio que apresenta tanto no ataque como na defesa, descrevendo o futebolista de 23 anos como um atleta que “combina a tradicional capacidade de atacar à brasileira” com o “sentido inato de se saber conter na defesa quando é necessário”.

Josué

Apesar de destacarem o fato do médio estar a ser vítima de uma “revolução espanhola”, o jornal lembra a temporada extraordinária que fez ainda no Paços de Ferreira (2012/13) e recorda que este brilhou na posição dez. O futebolista de 23 anos “teve um início promissor” no FC Porto na época passada mas foi perdendo fulgor ao longo da temporada. Além disso, é salientado que Josué “precisa de um treinador forte”, mas que tem sucesso “quando o seu talento é inquestionável”.

Adrien Silva

É um “centrocampista invulgarmente combativo para os padrões portugueses e finalmente acrescentou consciência ao seu jogo em 2013/14” que, “enquanto o William de Carvalho recebia os aplausos, toda a movimentação da equipa era gerida por Adrien”. O médio marcou nove golos em 33 jogos e “a sua capacidade aguerrida” encaixa perfeitamente no futebol inglês.

Cédric Soares

O futebolista de 22 anos “desempenhou um papel importante no ressurgimento do Sporting” e “floresceu na última temporada”. A publicação britânica realça o seu “pulmão” incansável, que “faz dele uma opção interessante para qualquer equipa que tenha avançados fortes pelo ar” e que, depois de um ano de empréstimo na Académica, “melhorou o seu lado ofensivo nos últimos doze meses, podendo ser a primeira escolha da seleção num futuro próximo”.

Rafa

O atacante de 21 anos fez uma “época extraordinária” no ano passado, “sente-se confortável a jogar tanto no centro como nos flancos”. Com uns “pés fantásticos e uma capacidade de passe matadora”, é “um dos jogadores mais excitantes dos últimos anos”. O Daily Mirror acredita ainda que o médio terá “uma ascenção impressionante num curto espaço de tempo”, comparando-a a sua possível ascensão a um “rocket”.