Benfica e Rio Ave disputam este domingo uma inédita final da Supertaça Cândido de Oliveira de futebol e interrompem o esmagador domínio do FC Porto, que soma mais conquistas do que os restantes quatro vencedores juntos.

Os "dragões" somam 20 troféus nas 35 edições já realizadas, o último dos quais no ano passado, diante do Vitória de Guimarães (3-0), naquela que foi a quinta conquista consecutiva do clube portista, depois dos triunfos sobre Académica (2012/13), Vitória de Guimarães (2011/12), Benfica (2010/11) e Paços de Ferreira (2009/10).

Sporting (7), Benfica (4), Boavista (3) e Vitória de Guimarães (1) são as restantes equipas com vitórias na Supertaça, num total de 15, menos cinco do que a soma global dos "azuis e brancos", que foram derrotados em nove ocasiões.

Os "dragões" são a equipa com maior número de presenças na prova (29), sendo que, das 20 conquistas, uma dezena foi ganha frente ao rival da Luz, nas 11 finais disputadas entre ambos.

Por seu lado, as "águias" vão participar pela 16.ª vez numa Supertaça, desta feita frente ao estreante Rio Ave, depois de já terem defrontado Sporting, FC Porto, Belenenses e Vitória de Setúbal.

De resto, o quarto e último triunfo do Benfica foi alcançado precisamente frente aos sadinos, em 2005, graças ao tento solitário de Nuno Gomes (1-0), ao passo que a última aparição benfiquista ocorreu há quatro anos (2010), numa derrota frente ao FC Porto, então orientado por André Villas-Boas.

Por outro lado, a primeira vitória dos "encarnados" no troféu que homenageia Cândido de Oliveira, personalidade histórica do futebol português, aconteceu à segunda edição da prova (1980), diante do eterno rival, Sporting, numa final a duas "mãos": empate 2-2 em Alvalade, seguido de triunfo por 2-1, na Luz.

A 36.ª final da Supertaça Cândido de Oliveira, entre Benfica e Rio Ave, está marcada para domingo, a partir das 20h45, no Estádio Municipal de Aveiro.