Miguel Leal foi o responsável pelo regresso do Penafiel ao escalão principal de futebol mas será o jovem desconhecido Ricardo Chéu a comandar o destino dos penafidelenses na I Liga 2014/2015.

Leal trocou o o clube do 25 de Abril para se instalar em Moreira de Cónegos, o outro clube que voltou a ascender à primeira divisão. Ricardo Chéu, de 33 anos, foi o escolhido para orientar o Penafiel neste seu regresso aos grandes palcos portugueses. Recrutado ao Académico de Viseu, Chéu assinou um contrato válido por duas épocas, sendo esta a sua estreia-se na I Liga.

O treinador natural de Vila Nova de Foz Côa orientará um clube pela segunda vez como técnico principal, depois de uma temporada dividida entre Mirandela e o Académico de Viseu. A escolha do treinador por parte da direção causou alguma surpresa aos adeptos do clube de Penafiel, uma vez que Chéu apenas conseguiu um 11.ª lugar aos comandos do clube de Viseu.

O novo treinador do Penafiel foi preparador físico na equipa técnica de Jorge Costa na Académica (2010/11) e no Olhanense (2009/10), tendo ainda exercido as mesmas funções no Salgueiros 08, Vila Meã, Lusitânia Lourosa e Padroense. Na época 2011/12 foi o treinador adjunto de Bruno Moura no Santa Clara e, na época seguinte, auxiliou Henriques Nunes no Feirense, até chegar a treinador principal do Mirandela (2013/14).

Numa época em que mais de metade das 18 equipas da I Liga terá um novo treinador, Ricardo Chéu apresenta-se como o mais novo, sendo por isso a 'caixinha-surpresa' desta nova temporada de futebol.