Aos 37 anos, João de Deus prepara-se para iniciar a sua segunda época ao serviço do Gil Vicente. O técnico português começou a sua carreira de treinador na seleção de Cabo Verde, onde esteve entre 2008 e 2010, tendo falhado a qualificação para o CAN2010 apenas por dois golos.

Depois de passagens por A.D. Ceuta da 3.ª divisão de Espanha, Farense, Atlético e Oliveirense, João de Deus acabou por ser o homem escolhido por António Fiúza para comandar os destinos do Gil Vicente, após a saída de Paulo Alves.

João de Deus foi um defesa central mediano. Formado nas escolhas do V. Setúbal, esteve no plantel sénior no seu último ano de júnior. Jogou ainda no Desportivo Beja, Seixal, Estoril-Praia, Lusitano Évora e Barreirense, antes de terminar a carreira no V. Setúbal na época 2003/20104.

O homem formado no Sado é um técnico metódico, estudioso. As equipas de João de Deus não são construídas para dar espetáculo mas são muito organizadas e pragmáticas. É um técnico que gosta de apostar em jovens e de fazer crescer os jogadores. Foi por esta razão que António Fiúza viu nele o homem certo para conduzir os destinos do "galo", após a saída de Paulo Alves.

Em campo, o treinador adota uma postura de tranquilidade e nunca perde a serenidade. Gosta que as suas equipas tenham bola, que joguem em espaços reduzidos com passes curtos, sem arriscar muito. Isso foi visível no jogo da 2.ª jornada na Luz frente ao Benfica na época 2013/2014, em que o Gil esteve a ganhar e só perdeu com dois golos nos descontos.

Após um ano de experiência na primeira liga, o técnico natural de Setúbal está mais que preparado para levar o "galo" a cantar em "poleiros" mais altos, quem sabe numa posição de Liga Europa. Para tal, terá de contar com a experiência do veterano César Peixoto, da segurança de Adriano Facchini na baliza e com a irreverência dos muitos jovens do plantel, como Paulinho, Avto, Diogo Viana e Caetano. Cabe a João de Deus tirar partido deste misto de juventude com veterania e formar conjunto coeso.

Para já, foi dos clubes do meio da tabela que menos mexidas fez no plantel, pelo que a continuidade das principais referências da equipa poderá ser uma vantagem em relação aos demais concorrentes.