O 11.º lugar alcançado na temporada passada foi abafado pelos lugares nas finais da Taça de Portugal e Taça da Liga. Mesmo tendo perdido as duas provas para o Benfica, o Rio Ave, de Vila do Conde, começa a época 2014/2015 em excelente forma: passagem ao play-off da Liga Europa depois de ter batido os suecos do Gotemburgo e ter marcado presença na Supertaça Cândido de Oliveira, que voltou a perder para o Benfica.

Pedro Martins é o sucessor de Nuno Espírito Santo, que fez as malas para comandar o Valência de Espanha, e já existem muitas ilusões junto dos adeptos rioavistas. Com a possibilidade de conseguir um lugar na fase de grupos de uma prova europeia, os torcedores podem ficar mal habituados e começar a exigir cada vez mais a este Rio Ave.

Nuno Espírito Santo deixou um legado de transições rápidas no sistema tático, com bons resultados, e a chegada de Pedro Martins poderá significar uma maior aposta na formação. Para já, a única "carta" na formação vai para Nelson Monte.

Com um bom desempenho na época 2013/2014 seriam de esperar muitas saídas no Rio Ave - mais precisamente 19. Deste número, apenas dois saíram por empréstimo, foram eles o brasileiro Sandro Lima para o Académico de Viseu e o seu conterrâneo Fabinho para o Mónaco. Também Nivaldo foi para o estrangeiro, vestindo agora a camisola dos israelitas Maccabi Yavne, assim como Edimar para o Chievo.

Mendes (Leixões), Pedro Santos (Braga), André Dias (Aves), Diogo Pereira (Oliveirense), Kritciuk (Braga), Soares (União da Madeira), Rúben Ribeiro (Paços de Ferreira), Tiago Silva (Oliveirense), André Ceitil (Cova da Piedade), Zé Diogo (Vianense), Igor Lopes (Salgueiros 08), Tiago Esgaio (Caldas), Gilmar (Tirsense), André Costa (Aves) e Silvério Silva (Famalicão) são os outros nomes que Pedro Martins não contará para 'atacar' a nova temporada de futebol.

Por outro lado, a direção e a equipa técnica chegaram a um acordo para contratar 10 novos jogadores. Seis deles vieram do estrangeiro: o português Esmael Gonçalves (Veria FC), o francês Prince-Désir Gouano (Juventus), o espanhol Jony (Alcorcón), o norte americano William Jebor (El Geish), o bielorrusso Renan Bressan (Astana) e o holandês Marvin Zeegelaar.

O Rio Ave também foi buscar reforços aos campeonatos nacionais, contratando o guarda-redes Cássio ao Arouca, Del Valle ao Paços de Ferreira e Alhassan Wakaso ao Portimonense. O médio Pedro Moreira chega por empréstimo pelo FC Porto. Nos sete jogos disputados na pré-época, o Rio Ave conta com cinco vitórias e duas derrotas, com 11 golos marcados e seis sofridos. O emblema de Vila do Conde venceu, nos jogos de preparação ao Feirense, FC Porto B, Gil Vicente, aos ingleses do Nottingham Forest e ao Vitória de Guimarães. As derrotas foram impostas pelo Freamunde e Estoril-Praia.

Nos dois jogos já disputados da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, o egípcio Ahmed Hassan foi a figura ao apontar o único golo - na primeira mão - que continua a fazer sonhar o Rio Ave na sua caminhada de estreia pela Europa.

Quanto à Supertaça Cândido de Oliveira, disputada com o Benfica em Aveiro, os vila-condenses aguentaram durante 120 minutos mas, nos penáltis, Artur foi superior e os encarnados levaram o troféu para Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.