Ano findo e missão cumprida. A equipa do Arouca recebeu nota mais pela temporada de estreia no primeiro escalão do futebol português, em que terminou num muito razoável 12º lugar.

Os arouquenses até começaram a perder no frente ao Belenenses, mas logo passaram a apresentar um futebol de alguma qualidade, batendo Gil Vicente e Vitória de Guimarães. Pelo meio, conseguiram roubar dois pontos ao Braga e ao Benfica.

Com uma espinha dorsal praticamente intacta, o clube nortenho procura agora consolidar o estatuto de primodivisionário e, se possível, ultrapassar os 31 pontos atingidos em 2013/2014. É este o desejo da direção, encabeçada por Carlos Pinho, e do treinador Pedro Emanuel, que se mantém no comando da equipa.

Apesar das poucas saídas de relevo, mantém-se ainda uma incógnita: a baliza. Isto porque Cássio, uma das figuras em melhor plano na última época, rumou a Vila do Conde para representar o Rio Ave. A direção apostou no uruguaio Goicoechea, um jogador que até já passou pela Roma mas que não tem experiência de futebol português. Terá muito a provar.

A defesa não deverá sofrer grandes alterações, mantendo-se Nuno Coelho na posição de central, que adotou no decorrer da última época. Ao meio-campo juntam-se Artur e o brasileiro Nildo Petrolina, dois jogadores com muitos anos de Primeira Liga e que acrescentam claro valor ao plantel.

O ataque será, provavelmente, o único setor a sofrer alterações até ao fecho do mercado. O reforço Ulysse Diallo tem lugar quase assegurado no onze, mas Pedro Emanuel espera por mais uma opção de confiança para competir pelo lugar. Diogo Ramos é a opção mais provável, ele que já treinou à experiência no clube e recebeu a aprovação do técnico. A contratação do avançado ex-Doxa ainda não foi oficializada pelo clube mas parece uma questão de tempo até a caneta estar no papel.

A estreia acontece no dia 18 e o adversário é o Estoril-Praia. À equipa da linha segue-se uma exigente deslocação a Alvalade, onde o onze já terá de estar mais sólido para conseguir ser competitivo.

O treinador: Pedro Emanuel


É um nome muito conhecido dos adeptos portistas, mas ainda está a dar os primeiros passos como técnico. Nascido em Luanda, iniciou a carreira de treinador com dois anos pouco brilhantes em Coimbra. A aventura arouquense parece ter-lhe dado mais asas para voar e terá agora a oportunidade de consolidar o estatuto de jovem técnico promissor.

A estrela: David Simão


Mesmo com as entradas de Artur e Nildo Petrolina, o médio de 24 anos deve segurar a titularidade com facilidade. Antiga referência das camadas jovens do Benfica, é um jogador equilibrado e com boa técnica. Pode-se tornar o rei do meio-campo arouquense e até atrair clubes maiores no final da temporada.

A possível revelação: Ulysse Diallo

Acabado de entrar no plantel e com meros 21 anos, o avançado do Mali chega do Ferencváros, da Hungria, para agarrar o posto 9 da equipa de Pedro Emanuel. Ainda que chegue outra opção viável para a posição, deverá ser ele a principal esperança ofensiva do Arouca.

Entradas:


Goicoechea (Otelul), Nelsinho (Portimonense), Tomás Dabó (Braga), Artur (Marítimo), Nildo Petrolina (Videoton), Lucas Colitto (Defensores de Belgrano), Ulysse Diallo (Ferencváros)

Saídas:


Cássio (Rio Ave), Mika (Feirense), Luís Dias (Santa Clara), Stéphane (União da Madeira), Ceballos (Tottenham), Luís Dias (Santa Clara), Lassad Nouioui (Club Africain), Roberto Rodrigo (Tosno), Salim Cissé (Sporting CP)