O Vitória de Guimarães inicia a Liga 2014/2015 no terreno do Gil Vicente, numa época que será mais um desafio para o treinador Rui Vitória. O técnico dos minhotos perdeu vários jogadores, pelo que terá de formar uma nova equipa para atacar uma época que será longa.

A estrela: Moreno, dez anos a "conquistar" Guimarães

Sem Addy, Paulo Oliveira, André Santos, Marco Matias, Maazou, entre outros, os minhotos ainda estão à procura do melhor onze e até ao fecho do mercado podem chegar mais jogadores.

Muito do sucesso da equipa passará por Moreno. O capitão de equipa vai na sua 10.ª época de Guimarães ao peito e mostrou ser um elemento muito útil no xadrez de Rui Vitória. A sua polivalência permite-lhe jogar tanto a central como a médio e ainda pode fazer a posição de lateral direito. Formando no Vitória de Guimarães, Moreno passou por Felgueiras, Macedo de Cavaleiros, Caçadores das Taipas, Leicester (Inglaterra) e Nacional da Madeira. Mas é em Guimarães que se sente em casa e a sua entrega em campo tem servido de exemplo para os mais novos e para os que chegam ao clube.

A sua dedicação ao Vitória de Guimarães é tanta que na temporada passada, após o término do campeonato, ofereceu-se para ajudar a equipa B dos minhotos a regressar à Segunda Liga, numa altura em que muitos jogadores já estavam de férias.

A revelação: O ano de Tomané

Com a saída de Moussa Maazou, Tomané emerge como a principal referência do ataque vimaranense. O clube minhoto ainda está à procura de jogadores para fortalecer a frente de ataque, depois das saídas do avançado do Níger que se mudou para o Marítimo, e Marco Matias que trocou os "conquistadores" pelo Nacional.

O jovem avançado português de 21 anos apontou nove golos na temporada passada, no seu ano de estreia na equipa principal. Quatro foram na I Liga, um na Liga Europa, um na Taça da Liga e três no Campeonato Nacional de Seniores, o que ajudou a formação B do Vitória a voltar à II Liga.

Tomané é mais um dos muitos jovens da formação vimaranense potenciados por Rui Vitória. Não sendo um jogador tecnicamente dotado, o jovem avançado faz do seu posicionamento e faro para o golo as suas principais armas. Numa época de grandes mudanças no clube, este promete ser o ano da sua afirmação.