O Marítimo poderá ser uma incógnita para muitos, mas o seu treinador promete apresentar uma equipa competitiva. Contando, para já, com oito reforços no plantel para colmatar as catorze saídas registadas no plantel, Leonel Pontes pretende uma equipa personalizada e com identidade. A competitividade, com capacidade para jogar bom futebol a atitude profissional dos jogadores são as premissas exigidas por Leonel Pontes nesta sua primeira aventura.

O novo treinador, amante do 4-3-3, promete uma equipa trabalhadora, respeitadora da história do clube e que crie entusiasmo e uma forte ligação com os adeptos. No relvado, o técnico de 42 anos pretende ver uma formação com blocos mais juntos, mais compactos, que seja pressionante na zona onde a bola se encontra. Já está na fase dos “porquês”, só falta mesmo crescer.

O Marítimo estreia-se no campeonato com um teste de fogo, diante do FC Porto e a ambição do treinador obriga-o a jogar para vencer os três pontos em todos os jogos, embora nunca tenha vencido no Estádio do Dragão. Ao longo da pré-temporada somou quatro vitórias, dois empates e duas derrotas nos oitos jogos particulares realizados e deixou boas indicações para o exigente campeonato que se aproxima.

-Entradas
Guarda-redes: -
Defesas: Kaj Ramsteijn;
Médios: Bruno Gallo, Fernando Ferreira;
Avançados: Edgar Costa, Ebinho, Dyego Sousa e Maazou, Felix Micolta;
-Saídas
Guarda-redes: Ricardo Ferreira, Leoni;
Defesas: Fábio Santos;
Médios: Artur, Nuno Rocha, Jorge Chula, Semedo, João Luiz, Marakis;
Avançados: Danilo Dias, Sami, Derley, Fidélis, Rúben Brígido;

Estrela da equipa

Velocidade e mobilidade ao serviço da equipa

Ebinho, de 26 anos, chega a Portugal com vontade de repetir o feito de Derley, recentemente transferido para o Benfica, que bateu as melhores expetativas ao tornar-se no segundo melhor marcador do campeonato na época de estreia em Portugal. Faz da sua velocidade a maior arma para desfeitear as defesas e retirar os adversários do caminho, tendo 1,80 metros de altura, o que o torna num jogador perigoso no jogo aéreo.

Proveniente do modesto Sergipano, clube do campeonato da região nordeste do Brasil, deu nas vistas no jogo diante do Camacha, ao fazer um hat-trick. É um avançado muito móvel, que gosta de recuar para receber a bola no pé e, a partir daí, sair para o ataque em rápidas tabelas com os companheiros de equipa. O avançado joga preferencialmente com o pé direito, tem facilidade de remata, é forte no jogo aéreo e atinge agora o ponto mais alto da sua carreira enquanto jogador de futebol.

Ebinho foi a grande revelação do campeonato potiguar ao serviço do Corinthians, em 2014, dando nas vistas também no Sergipano, clube que também representou este ano. O goleador enfrenta agora a concorrência de Maazou, futebolista que chega proveniente do Vitória de Guimarães e tem a vantagem de já conhecer o campeonato brasileiro.

Revelação

Pérola egípcia chega para destroçar defesas

É extremo esquerdo, também joga como número dez – duas das posições mais carenciadas do plantel às ordens de Leonel Pontes - e é uma das maiores promessas do futebol egípcio, tanto que o Zamalek, o seu clube, exigiu que o jogador só se transferisse após o clube disputar a liga dos campeões asiáticos, algo que veio a acontecer.

O jogador vai custar 450 mil euros por 60 por cento do seu passe, algo dispendioso para um clube como o Marítimo, que tem um orçamento de cinco milhões de euros. Aos 22 anos, Mohamed Ibrahim é dono de uma técnica impressionante que, aliada com a sua velocidade e virtuosismo, dará muito trabalho aos adversários. A sua imprevisibilidade dentro de campo valeu-lhe um golo em oito jogos na campanha para a “Champions” asiática de 2013/14 ano e três golos em cinco partidas em 2012/13.

A ligação entre Portugal e Egipto tem vindo a tornar-se cada vez mais forte e com frutos dados. Com a chegada do centrocampista, que se junta ao compatriota, aumenta para dez o número de futebolistas que já passaram pelo futebol nacional e, atualmente está presente o maior contingente “faraónico” no nosso país, com Shikabala e Rabia (Sporting), Hassan (Rio Ave), Aly Ghazal, Gomaa, Aly Fathy e Mahmoud Ezzat (Nacional da Madeira), Hossam Hassan e Marwan Mohsen (Gil Vicente).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.