O treinador do Benfica classificou hoje os futebolistas Enzo Pérez, Nico Gaitán e Luisão como "fundamentais" na sua equipa e congratulou-se que exista "uma certa segurança" de que vão permanecer mais uma época.

"Esses três jogadores são fundamentais na estrutura do Benfica e haver uma certa segurança de que eles permanecem no Benfica, pelo menos esta época, para mim isso é muito bom. Penso que é bom para todos os benfiquistas", disse o treinador do Benfica ao ser questionado hoje sobre a entrevista do presidente “encarnado”, Luís Filipe Vieira.

O presidente do Benfica declarou na noite de quinta-feira que os argentinos Enzo e Gaitán apenas sairão do clube pelas respetivas cláusulas de rescisão (um valor combinado de 75 milhões de euros) e garantiu que o central brasileiro Luisão ficará na equipa.

Jorge Jesus, que fazia hoje a antevisão do Benfica-Paços de Ferreira de domingo, para a 1.ª jornada da I Liga 2014/2015, analisou ainda novos jogadores que têm à sua disposição na equipa, nomeadamente Pizzi e o extremo Tiago Correia, conhecido no futebol por Bebé.

"Bebé não, Tiago! [...] Eu disse Tiago, porque não posso [risos] chamar Bebé a um homem com 1,90 metros", corrigiu, bem disposto, o treinador do Benfica.

O técnico explicou que, no seu entender, Pizzi é um organizador de jogo, que poderá mesmo fazer a posição de Enzo Pérez.

"É um jogador que conhece os momentos do jogo e portanto, na minha opinião, tem de jogar pelos corredores centrais. Apesar de saber jogar nas faixas, na minha opinião, não é a característica dele. [...] Pode fazer a posição do Enzo, ou se quiser jogar com três médios", disse Jesus.

Já Bebé é um extremo puro, que ainda tem de evoluir individualmente para que a equipa tire proveito coletivo.

"O Tiago é um jogador mais da posição '7' ou '11', é um jogador de corredores. É rápido, cruza bem, muito forte no um-contra-um, mas ao contrário do Pizzi não sabe o que são os momentos do jogo, nunca ninguém lhe ensinou. Para ele, a relação dele é ele e a bola", disse Jorge Jesus.

O técnico dos "encarnados" disse que tem falado sobre isso com o jogador e que Bebé terá de conhecer "os momentos do jogo para evoluir individualmente".

Jorge Jesus desvalorizou ainda a cedência de jogadores contratados a pensar nesta época, mas que nunca cumpriram minutos em jogos oficiais, casos de Djavan, Luís Filipe ou Candeias.

"Com as exigências do Benfica não é fácil. Pode acontecer que neste momento não seja o ideal agora, mas pode ser no futuro", disse Jorge Jesus, dando como exemplos Enzo Pérez e Rodrigo, casos de sucesso na equipa depois de serem cedidos no primeiro ano.

"Quando se faz uma contratação não é obrigatório que tenha de fazer parte da equipa. O mal é se for ao contrário, é contratarmos um jogador, acharmos que ele ainda não está no ponto para as exigências do Benfica e termos de ficar com ele", ressalvou.