O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse hoje ter grandes expetativas para a I Liga de futebol que inicia, no sábado, diante do Gil Vicente, em Barcelos, acreditando possuir no plantel valores que vão surpreender.

"As expetativas são grandes, queremos muito começar bem e a vencer, estamos muito motivados para esta estreia, sabendo que no início dos campeonatos são sempre jogos complicados, todos querem o mesmo e ainda não há dados lançados", afirmou hoje o técnico na antevisão da partida.

Sobre se o plantel deste ano disse ser "muito prematuro" dizer se é superior ao da época passada.

"A nossa equipa sofreu significativas alterações e não há treinador nenhum que, num mês, ponha a sua equipa a jogar e eu não sou diferente. Temos a noção de que estamos a começar novamente um caminho. Num ano tudo de modificou, poucos jogadores vão estar na equipa base deste ano e então em relação à final da Taça [de Portugal] nem se fala. Há muito trabalho pela frente", disse.

Contudo, Rui Vitória está otimista, elogiou o "trabalho fantástico" dos jogadores e acredita que há quem esteja pronto "para brilhar".

"Prevejo que o Vitória vá apresentar boas novidades no futebol português nesta época, o que é um bom sinal", disse.

"Dentro do que era expectável, estamos preparados. Vai haver uma equipa determinada, convicta, muito ambiciosa, com jogadores que querem aparecer e vamos agarrar-nos a isso", disse.

Para o jogo em Barcelos, Rui Vitória só deverá contar com os pontas de lança Tomané e Areias, jovens da sua formação.

Os responsáveis vimaranenses devem oficializar hoje a contratação do avançado uruguaio Jonathan Álvez, de 27 anos, que já está em Guimarães, mas o treinador não quis pronunciar-se até o clube confirmar.

Admitiu que devem chegar mais jogadores e notou que "gostava de que [os reforços] estivessem aqui desde o primeiro dia de trabalho, mas não foi possível".

"Até ao dia 31 de agosto é tudo possível, temos um lote quase de 50 jogadores a trabalhar permanentemente nas duas equipas, em completa sintonia para dar resposta às exigências das equipas A e B", disse.

O técnico perspetiva ainda um "campeonato muito interessante".

"As equipas de cima tiveram mudanças na sua filosofia de construção de equipa, com exceção do Sporting, que está mais estável, mas terá exigências competitivas maiores, estou curioso para ver", disse.

Destacou ainda o "conjunto de treinadores de grande qualidade", o que lhe "cria muitas expectativas".

Vitória de Guimarães e Gil Vicente defrontam-se no sábado, no Estádio Cidade de Barcelos, às 18:00, em jogo que será arbitrado por João Capela, de Lisboa.