O Sporting empatou a uma bola no terreno da Académica, em partida referente à primeira jornada da Liga 2014/2015. Carrillo marcou aos 15 minutos, mas Rafael Lopes igualou já nos descontos, quando os "leões" estavam reduzidos a dez unidades por expulsão de William Carvalho aos 65'.

Os "leões" entraram bem na partida, com um futebol rápido e eficaz, e chegaram ao golo logo aos 15 minutos, através de um excelente cabeceamento de André Carrillo. Jefferson fez um cruzamento perfeito e o peruano apareceu a fuzilar as redes de Cristiano.

Apesar da vantagem conseguida, o Sporting procurou ampliar a vantagem e podia tê-lo conseguido logo depois do golo, mas Heldon permitiu a defesa atenta do guarda-redes da Académica. Aos 23 minutos foi a vez de André Martins bater um livre perigoso, com Cristiano a voar para grande defesa.

Dez minutos depois aconteceu o primeiro lance polémico da partida. Jefferson tocou a bola com o braço na grande área leonina após remate de Rui Pedro, mas Artur Soares Dias deixou o jogo seguir.

Com Cédric Soares afastado ao intervalo devido a limitações físicas, os "leões" facilitaram no segundo tempo e concederam mais espaço aos "estudantes", que arriscaram uma formação mais ofensiva com a entrada de Magique.

Aos 51 minutos, foram os "leões" a protestar uma grande penalidade depois de uma queda de Heldon após desarme de Iago. Soares Dias voltou a não assinalar nada, mas uma decisão do juiz quase 15 minutos depois acabou por ser decisiva. William Carvalho fez falta sobre Rui Pedro e viu o segundo cartão amarelo, deixando o Sporting reduzido a dez homens.

Os "estudantes" souberam aproveitar os espaços e só não empataram aos 80 minutos porque Rui Patrício fez uma excelente defesa e evitou o golo de Magique. Não foi aos 80 mas foi aos 90+1 que os estudantes chegaram ao golo que valeu um ponto muito valioso. Schumacher recebeu a bola e assistiu Rafael Lopes, que atirou ao canto inferior direito. Desta vez, o guarda-redes e capitão do Sporting nada podia fazer.