O golo marcado ao Marítimo já nos descontos no jogo de abertura da Liga 2014/2015, colocou Jackson Martínez no top 20 dos melhores marcadores do FC Porto. O avançado contabiliza agora 61 golos em 95 jogos, o que perfaz uma média de 0,64 golos por partida. De todos os elementos da tabela de maiores goleadores, o futebolista é aquele que soma menos jogos nas pernas à exceção do seu compatriota Falcao.

À entrada para a sua terceira temporada no FC Porto, o dianteiro encontrava-se a um golo de Lucho González e Kostadinov, igualando agora os dois antigos futebolistas do clube, embora o argentino e o búlgaro contem com mais jogos ao serviço dos “dragões”. Caso Jackson consiga manter a veia goleadora dos últimos dois anos, marcando uma média de 30 golos, chegará seguramente ao top dez, onde se encontra António Oliveira, com 90 golos.

A comandar esta lista está Fernando Gomes, com 355 tentos em 13 temporadas, com uma média de 27 em cada época. Um registo difícil de igualar, tendo em conta que o segundo lugar é ocupado por Hernâni, que fez 183 golos, e Mário Jardel, com 168 em quatro temporadas na Invicta, o que dá uma média de 42 em cada uma delas.

Com 63 golos, Lisandro López e Djalma, o brasileiro, deverão mesmo ser ultrapassados em 2014/15, assim como Cubillas (65), Falcao (72), Madjer (73), Abel (76) e Sousa e Hulk (78). Analisando os números de Jackson apenas no campeonato nacional, o jogador de 27 anos ocupa a 16.º lugar da lista, com 47 tentos, menos um que Lisandro López e Cubillas. Caso marque ao Paços de Ferreira, na próxima jornada, entra no top 15, com os olhos nos dez primeiros, onde se encontra António Oliveira, com 72.

Fernando Gomes também lidera esta lista relativa à principal competição interna, com 288 golos, seguido por Jardel (130) e Hernâni (128). Mantendo a mesma média, Jackson teria de ficar mais anos no Estádio do Dragão para progredir nesta tabela muito para além do top dez, algo que não se adivinha, dado o grande número de pretendentes que “cha cha cha” tem.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.