Uma saída de estrada na última especial do dia pode ter hipotecado as esperanças do francês Sebastien Ogier de vencer o Rali da Alemanha, numa prova em que Bernardo Sousa lidera no WRC2.

Claro dominador do rali germânico, Ogier, comandante do Mundial, cometeu uma falha e saiu de estrada, permitindo ao finlandês Jari-Matti Latvala, seu companheiro de equipa na Volkswagen, assumir o comando da prova.

"Tivemos muita sorte. Ainda tentei regressar à prova, mas depois optámos por penalizar", disse Ogier, que no sábado partirá para a prova com uma penalização de 10 minutos.

A dupla portuguesa Bernardo Sousa/Hugo Magalhães ^(Ford Fiesta RRC) termina este primeiro dia do Rali da Alemanha, vertente WRC2, na liderança, detendo, após seis classificativas, uma vantagem de 4,2 segundos sobre o finlandês Pontus Tidemand (Ford Fiesta R5) e 19,6 segundos sobre o terceiro classificado, o francês J. Maurin.

“Hoje foi um dia bom. Entrámos um bocado apáticos, não perdemos a confiança e mantivemo-nos concentrados, forçando o andamento até chegar à liderança. O ritmo está elevado e não se podem cometer erros, o que fizemos nas duas últimas classificativas e que nos custaram preciosos segundos. Estamos satisfeitos com a liderança, mas com os pés bem assentes no chão, que ainda falta muito rali”, afirmou o piloto, citadompela sua assessoria de imprensa.

O rali germânico prossegue no sábado com mais oito provas especiais de classificação, num total de 140 quilómetros cronometrados.