Rui Bento, atualmente sem clube depois de ter estado a treinar os tailandeses do Bangkok United, antevê um campeonato onde o título "voltará a ser discutido pelos três grandes" e vê os três "grandes" em situações diferentes.

"[O FC Porto] tem mais soluções, mais qualidade e está mais forte", considerou. Já o Benfica terá "perdido uma dinâmica de jogo muito consistente", sendo "uma equipa que se vai refazer. Vai lutar pelo título, mas poderá ter mais problemas do que na época passada". Em relação ao Sporting, Rui Bento defendeu que os "leões" se reforçaram com "um bom treinador", em entrevista à Rádio Renascença.

O antigo internacional português lembrou ainda que "este ano há Liga dos Campeões e [falta saber] a forma como os jogadores vão ter capacidade para se apresentaram a alto nível [na Europa] e gerir isso no campeonato nacional".

O antigo técnico das seleções jovens de Portugal (sub-16, sub-17 e sub-18) analisou ainda o momento do Boavista, recém-chegado ao principal escalão do futebol português diretamente do Campeonato Nacional de Seniores [antiga 2.ª Divisão B], prognosticando "uma época difícil", necessitando "da força do público e de paciência para encarar a competição com mais confiança".

Ao longo da sua carreira como treinador, iniciada em 2004/05 no Académico de Viseu, Rui Bento passou por Barreirense, Penafiel, Boavista, seleções jovens portuguesas, Beira-Mar, Al-Ahli Jeddah (sub-23) e Bangkok United.