É preciso recuar até janeiro de 2006 para recordar uma vitória do Sporting no estádio da Luz. Desde esse ano que a visita ao reduto do Benfica é sinónimo de perda de pontos por parte da equipa leonina. Atualmente, no plantel às ordens de Marco Silva, apenas Nani, extremo que chegou recentemente vindo do Manchester United, sabe qual é a sensação de vencer no estádio da Luz.

Na altura, o Sporting de Paulo Bento lutava para acompanhar o FC Porto e Benfica, que seguiam na frente. Perante 64 mil adeptos, o jogo até nem começou bem para os "leões", com Simão a marcar de grande penalidade e a colocar o Benfica na frente. Contudo, Liédson (2) e Sá Pinto marcaram os golos da reviravolta por 3-1 que deram a vitória com Nani em campo. O extremo português, com 19 anos na altura, começou o dérbi no banco e entrou aos 55 minutos para render Carlos Martins no sistema de 4x4x2 em losango de Paulo Bento. Nani era o jogador mais novo em campo, a par de João Moutinho.

O português ficou em branco nesse jogo, mas já marcou em ‘casa’ do Benfica. Foi com a camisola da seleção portuguesa, frente à Bósnia no "play-off" de qualificação para o Euro’2012, e frente à Turquia num jogo particular.

Passados oito anos desde a vitória leonina na Luz, Nani está de volta ao Sporting e pode também regressar aos dérbis.