A Polícia de Segurança Pública (PSP) disse hoje esperar a presença de 64 mil adeptos para assistirem no domingo ao jogo Benfica-Sporting, da terceira jornada da Liga, considerado de risco elevado.

"Trata-se de um jogo de risco elevado e com previsão de casa cheia. O Sporting adquiriu 5% dos bilhetes, como determina o regulamento, e deverão ser todos vendidos", explicou o subintendente Pedro Pinho, durante uma conferência de imprensa realizada no Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Cometlis), a propósito do jogo do Estádio da Luz, em Lisboa.

Segundo o oficial, a Polícia de Segurança Pública "tudo fará" para que se fale "apenas do que se passar dentro das quatro linhas", garantindo que todos os cenários estão pensados, e que o número de efetivos empenhados na operação policial serão os necessários e os adequados.

Como habitualmente, a polícia escusou-se a revelar o número exato dos agentes que estarão envolvidos na operação policial, mas, perante o que a lei determina (rácio de um polícia por 200 adeptos), e tendo em conta os 64 mil espetadores, o dispositivo seria de 320 elementos.

A polícia refere, contudo, que é difícil quantificar e contabilizar todos os meios que vão ser destacados para o local, até porque, segundo o porta-voz do Cometlis, comissário Rui Costa, "serão utilizadas todos os meios e valências", caso seja necessário.

Em relação ao acompanhamento das claques, este será feiro de uma forma "muito semelhante" ao que tem sido feito no passado.

Questionado sobre se a polícia vai ter uma atenção especial aos denominados "meets" - encontros de jovens marcados pela internet-, o subintendente Pinho frisou que "tudo está pensado e equacionado", mas salientou que nada leva a crer que uma situação dessas venha a acontecer, a não ser "um ‘meet’ de 64 mil adeptos" para presenciarem o dérbi lisboeta.

O oficial da polícia frisou que a "situação pontual" do incêndio nas bancadas do Estádio da Luz, ocorrido há três épocas, "não está esquecida, mas que serviu de ensinamento para todos" para que episódios deste tipo sejam evitados.

O responsável pela operação policial do jogo afirmou que "as relações entre os dois clubes, os adeptos, o modo de atuação da PSP, que vem melhorando de jogo para jogo, e a comunicação social" têm ajudado a que se assista a um bom ambiente.

Questionado ainda sobre uma possível "tensão" crescente que possa existir entre as direções dos dois clubes, nas últimas semanas, e se essa situação poderá potenciar algum momento de violência, o subintendente Pinho referiu que, nas reuniões de coordenação – em que estiveram elementos de ambos os emblemas - houve uma boa relação entre clubes.

O oficial assegurou que a polícia "saberá dar as respostas adequadas" a cada situação que possa surgir. O encontro está agendado para as 19:00 e terá arbitragem de Pedro Proença, de Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.