Deu nas vistas durante a pré-temporada, Julen Lopetegui gostou do que viu e não só o manteve junto do plantel principal como lhe deu a titularidade (até ao momento em todos os jogos oficiais). Rúben Neves deverá ver o seu vínculo estendido até 2017 e o salário equiparado ao seu estatuto de futebolista do plantel principal.

O jovem médio deverá ainda ver a sua cláusula inflacionar (atualmente situa-se nos 20 milhões de euros). O seu pai já deu autorização para que todo o processo se conclua, uma vez que o jogador ainda não atingiu a idade adulta para poder decidir o seu futuro.

No entanto, o atleta que saltou dos juvenis para os seniores, vê-se agora envolvido num "imbróglio" no que diz respeito ao seu representante. José Caldeira foi apontado como agente do futebolista 45 vezes internacional pelas seleções jovens de Portugal, mas há mais interessados em representar o jogador, entre eles Deco, antiga estrela dos "dragões".

A jovem promessa, que assinou o primeiro contrato profissional com os dragões no dia em que fez 16 anos, é um verdadeiro quebra-recordes: foi o mais jovem jogador a assinar um contrato profissional, tornou-se no mais novo atleta a marcar com a camisola do FC Porto (17 anos e 155 dias), assim como o mais jovem futebolista português a estrear-se na Liga dos Campeões ao fazê-lo com 17 anos, cinco meses e sete dias (bateu o recorde de Cristiano Ronaldo, que tinha 17 anos, seis meses e nove dias).