O Benfica defronta este domingo o Sporting com possibilidade de se colocar já, na terceira jornada da I Liga de futebol, com larga vantagem sobre o eterno rival lisboeta, esta temporada candidato assumido ao título nacional.

No Estádio da Luz, uma vitória deixará os campeões portugueses com cinco pontos de vantagem sobre os "leões", uma diferença que, tão cedo na temporada, poderá deixar marcas na equipa liderada por Marco Silva.

Mesmo tendo perdido alguma das suas principais figuras, como Oblak, Garay, Siqueira, Markovic, Rodrigo e Cardozo, e com ainda possíveis saídas da Gaitan e Enzo Perez, o Benfica iniciou a defesa do título com duas vitórias, primeiro em casa perante o Paços de Ferreira, por 2-0, e no Estádio do Bessa frente ao regressado Boavista, por 1-0.

Apesar do triunfo num terreno que promete ser complicado para os principais candidatos ao título, o treinador Jorge Jesu perdeu o médio Ruben Amorim durante os próximos meses, devido a grave lesão no joelho.

As várias baixas no meio campo “encarnado” poderão acelerar a estreia do internacional grego Samaris, contratado ao Olympiacos, que “arrisca” entrar diretamente no “onze”.

Na baliza, Artur deverá manter-se, embora muito brevemente Jorge Jesus poderá experimentar Júlio César, veterano guarda-redes titular da seleção brasileira que chegou recentemente à Luz.

Do outro lado, o Sporting chega ao Estádio da Luz depois de um vitória bem suada sobre o Arouca, por 1-0, com o golo da vitória a surgir apenas nos descontos, por Carlos Mané.

Em Alvalade, o jogo ficou marcado pelo regresso de Nani ao emblema “leonino”, por empréstimo do Manchester United, mas a estreia do internacional português acabou por ser algo azarada, com um exibição discreta e uma grande penalidade falhada.

Mesmo assim, o extremo acaba por ser um dos “cabeças de cartaz” do dérbi lisboeta e a grande esperança “leonina” para o Sporting voltar a vencer no Estádio do Luz, um palco onde não festeja um triunfo desde 2006.

Perto de fazer a sua primeira aparição esta temporada estará o argelino Slimani, depois um período em que foi castigado pelo clube. O avançado argelino voltou esta semana aos treinos no Sporting e pode ser opção para Marco Silva, também devido à prolongada “seca” de Montero.

Este dérbi lisboeta será mesmo o primeiro grande teste do novo treinador “leonino”, que chegou a Alvalade depois de três temporadas de grande nível no Estoril-Praia.

Marco Silva tem a responsabilidade de ser o primeiro técnico a levar o Sporting ao título desde 2001/02 e terminar um jejum que já dura há 12 anos.

Contudo, um mau resultado no Estádio da Luz será um golpe bem duro nas aspirações “leoninas” e cedo deixará o Sporting numa posição bem desconfortável na luta pelo título.

O encontro está agendado para as 19h00 e terá arbitragem de Pedro Proença, da Associação de Futebol de Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.