O dérbi da terceira jornada da I Liga de futebol, entre Benfica e Sporting, será o 14.º de Jorge Jesus ao comando dos "encarnados", tendo o técnico benfiquista defrontado oito adversários diferentes neste percurso.

Na sexta época como timoneiro das "águias", Jesus vai defrontar o estreante Marco Silva, depois de nas cinco temporadas anteriores ter encontrado no dérbi Carlos Carvalhal, Paulo Sérgio, José Couceiro, Domingos Paciência, Ricardo Sá Pinto, Franky Vercauteren, Jesualdo Ferreira e Leonardo Jardim.

Neste trajeto, que teve início em 2009/10, Jesus começou por defrontar Carlos Carvalhal, somando um empate (0-0), na estreia em dérbis, e duas vitórias (2-0, na segunda volta do campeonato, e 4-1, nas meias-finais da Taça da Liga).

Na temporada seguinte (2010/11), Paulo Sérgio foi o adversário nas duas partidas da principal prova nacional, ambas com triunfos benfiquistas por 2-0, antes de José Couceiro assumir o "leme" sportinguista e também ele perder na Luz (2-1), nas "meias" da Taça da Liga.

Domingos Paciência foi o oponente que se seguiu, em 2011/12, mas apenas no encontro da primeira volta da I Liga (perdeu por 1-0 na Luz), já que em abril de 2012, por altura do segundo dérbi da época, os "leões" já eram liderados por Ricardo Sá Pinto, que, de resto, foi o único a vencer Jesus nestes cinco anos (1-0).

O antigo avançado "leonino" viria a iniciar a temporada seguinte no banco de Alvalade, mas rapidamente deu lugar a Franky Vercauteren, que liderou o Sporting na derrota caseira frente ao eterno rival (3-1), em dezembro de 2012.

A estadia do ex-internacional belga em Alvalade resumiu-se a pouco mais de dois meses, pelo que, no jogo da segunda volta da I Liga 2012/13, Jesus teve pela frente novo adversário, Jesualdo Ferreira, em mais um triunfo para as cores "encarnadas" (2-0).

O oitavo e último timoneiro "verde e branco" a defrontar Jorge Jesus em dérbis foi Leonardo Jardim, na temporada passada, durante a qual os rivais se enfrentaram em três ocasiões. O técnico benfiquista venceu por duas vezes (2-0, na 18.ª jornada da I Liga, e 4-3, na quarta eliminatória da Taça de Portugal), depois do empate (1-1) registado na terceira ronda do campeonato.