O mercado de transferências de verão fechou oficialmente e os adeptos dos três “grandes” já podem respirar de alívio. Além das entradas de última hora, os melhores reforços são os jogadores que acabam por ficar no plantel.

No FC Porto, Jackson Martínez continuava a ser insistentemente associado a vários clubes europeus, entre eles o Valencia - que acabou por confirmar nas últimas horas a contratação de Álvaro Negredo -, mas o colombiano acabou mesmo por ficar no Estádio do Dragão, tal como havia confirmado há poucos dias. Julen Lopetegui pode respirar de alívio, pois mantém o atual melhor marcador da I liga para atacar o título português.

Enzo Pérez era outro dos futebolistas que tinha a porta da saída entreaberta, mas o Benfica conseguiu manter o médio no plantel, um verdadeiro reforço de peso, tendo em conta a sua importância na manobra da equipa. O jogador chegou a ser dado como certo no Valencia, numa transferência que chegou a ter contornos de novela, com Nuno Espírito Santo a lançar duras acusações aos dirigentes encarnados.

No Sporting, William Carvalho era aquele que estava mais próximo de sair, com Arsenal e Manchester United a encabeçarem a lista de interessados. Os “gunners” chegaram mesmo a encetar negociações, segundo anunciava a imprensa inglesa, no entanto o jovem de 22 anos continuará às ordens de Marco Silva. O internacional português poderia até ter saído por um valor a baixo da sua cláusula de rescisão (45 milhões de euros), mas os “leões” recusaram uma proposta de 27 milhões pelo atleta. Slimani e Diego Capel eram outros futebolistas sportinguistas com mercado, mas acabou por ficar no plantel.
Com a manutenção destes valores no campeonato português, ganham os clubes, que mantêm os seus principais ativos e, claro, o campeonato luso, que vê a sua competitividade aumentar.