Jorge Jesus começa a defesa do título de campeão com o maior investimento por parte da direção do clube desde que chegou ao Benfica. Esta temporada, o clube da Luz gastou 38,5 milhões de euros em reforços para a equipa, um valor recorde que ultrapassa, em 300 mil euros, o investimento mais alto desde que o treinador portugues assumiu o comando técnico dos ‘encarnados’.

A incursão do Benfica ao mercado foi resultado das muitas saídas deste ano. Com a venda de Garay, Oblak, Cardozo, Markovic, João Cancelo e Bernardo Silva (para além de Matic, Rodrigo e André Gomes que foram negociados na época passada), os ‘encarnados’ tiveram de recorrer ao mercado para repor caras novas na equipa que conquistou o ‘triplete’ (Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga) na temporada passada.

A solução para manter a competitividade de uma equipa que perdeu muitos dos titulares passou pelo mercado. O defeso levou o Benfica a apostar como nunca tinha feito desde que Jorge Jesus chegou ao clube. Ao todo, foram 14 novos jogadores contratados pelo clube da Luz.

Bryan Cristante é o reforço mais recente. O médio ex-AC Milan chegou no último dia de transferência por seis milhões de euros e é visto como uma das maiores promessas do futebol italiano. Antes de Cristante, os ‘encarnados’ já tinham garantido Samaris (Ex-Olympiacos) por dez milhões de euros e Anderson Talisca (Ex-Bahia) por quatro milhões de euros.

De facto, o meio-campo do Benfica foi o principal alvo do investimento por parte da direção do clube da Luz. Para o ‘miolo’ foram utilizados 22 milhões de euros. Para além de Talisca (quatro milhões), Samaris (dez milhões) e Cristante (seis milhões) acrescentam-se os dois milhões pagos por Dawidowicz, que atua na equipa B.

Na lista de prioridades segue-se o ataque. Para colmatar a saída de Rodrigo e Cardozo, o Benfica contratou Derley (ex-Marítimo), Candeias (Ex-Nacional), Victor Andrade (Ex-Santos) e Tiago, mais conhecido por Bebé (ex-Manchester United).

Contudo, o investimento do clube da Luz também visou o eixo defensivo. Loris Benito (FC Zurique), Djavan (ex-Académica) e Eliseu (Málaga) foram contratados para a ala esquerda enquanto Luis Felipe (ex-Palmeiras) era opção para a direita. No centro, no rescaldo da saída de Garay, chegou César (Ex-Ponte Preta). Para a baliza chegou o internacional brasileiro Júlio César a custo zero.

Aos 14 atletas que chegaram à Luz acrescentam-se os regressos de empréstimos. Nélson Oliveira, Ola John e Franco Jara estão de volta e ficaram no plantel. Na porta de saída ficaram Djavan e Luis Felipe. Os dois jogadores foram contratados este ano, mas não chegaram a realizar qualquer jogo oficial pelo Benfica antes de saírem do clube.

No total, o ano 2014/15 apresenta o Benfica com mais investimento dos últimos seis anos. O anterior recorde provinha da temporada passada quando o presidente do Benfica, Luis Felipe Vieira apostou forte na formação de uma equipa que pudesse ter capacidade de lutar pela Liga dos Campeões. Na altura, o dirigente reiterou a vontade de ser campeão europeu.