As dificuldades de finalização que o Sporting sentido começam a criar dúvidas em relação à qualidade do plantel leonino. Este domingo, às 18 horas, Marco Silva terá um teste de fogo em Barcelos, diante do Gil Vicente. Ambas as equipas registaram um mau arranque no campeonato nacional e este poderá ser um momento de viragem para ambas.

O Sporting, actualmente oitavo classificado, tem vindo a apresentar uma boa dinâmica de jogo, o que reverte numa boa capacidade ofensiva. No entanto, revela dificuldades na hora de finalizar (Montero já não marca há nove meses – marcou um “bis” precisamente contra os gilistas, a 8 de dezembro, na vitória por 2-0 e Slimani apenas marcou um golo em três partidas) e têm surgido problemas no centro da defesa.

Deste modo, os verdes e brancos chegam ao Estádio Cidade de Barcelos com o imperativo de vencer para não se atrasarem mais na luta pelo título e, para isso, é necessário apresentar um Sporting que vença e convença. Marco Silva poderá operar alterações no centro do terreno e permitir a estreia de João Mário, que substituí André Martins. O médio deixou boas indicações no encontro com o Maribor e poderá ser lançado “às feras”.

No sector mais recuado, reclama-se uma oportunidade para Paulo Oliveira, mas o treinador de 37 anos não deverá alterar o centro da defesa. Confirmada é a baixa de Jefferson (expulso diante do Belenenses), que, ao que tudo indica, será rendido por Jonathan Silva.

Do outro lado, está um Gil Vicente que ainda não ganhou ao fim de quatro jornadas (três derrotas e um empate) e somou o primeiro ponto na jornada passada diante do Paços de Ferreira (1-1), num jogo marcado pela estreia de José Mota. Os “galos” somam três golos marcados e oito sofridos e esperam começar a inverter essa tendência já no domingo. Para isso contam com o reforço Diogo Valente e confiam na qualidade de passe de João Vilela e na experiência de César Peixoto para fugir aos lugares de despromoção.

Com a igualdade na jornada anterior, o penúltimo classificado da liga quer vencer, embora não conte com a dupla de centrais Yamissi e Peck’s. Na antevisão da jornada, o técnico de 50 anos, mostrou vontade de vencer e afirmou querer contrariar o favoritismo sportinguista. O timoneiro tem consciência das dificuldades de finalização do adversário e espera que esse fator jogue a favor da sua equipa.

A história diz que o “leão” é mais forte, mas o galo já mostrou que pode contrariar o favoritismo e voar.