Pinto da Costa foi absolvido da acusação de corrupção, em relação ao jogo entre o FC Porto e o Estrela da Amadora, da época 2003/2004.

A secção profissional do Conselho de Disciplina da FPF decidiu absolver o presidente do FC Porto "da prática da infração disciplinar muito grave de corrupção (...) na forma de tentativa", segundo o comunicado daquele órgão.

Jacinto Paixão, árbitro do encontro, assim como os restantes membros da equipa de arbitragem desse jogo, também foram absolvidos da prática de "infração disciplinar muito grave de corrupção da equipa de arbitragem."

Este caso, que ficou conhecido como o "caso da fruta", era dos mais importantes do processo Apito Dourado. Pinto da Costa fica assim livre da acusação de corrupção.

Recorde-se que em março o Conselho de Justiça da FPF decidiu "conceder provimento aos recursos com fundamento em ilegalidade da utilização de transcrições de escutas telefónicas como meio de prova" e por isso revogou o acórdão de que recorreram todos os atingidos.

O processo nem foi para tribunal já que ainda na fase de instrução o juiz considerou que Carolina Salgado, uma das testemunhas-chave, prestou falsos testemunhos.