O domínio do FC Porto nos últimos anos do futebol português esbarra quando chega às portas de Alvalade. No estádio do Sporting, a chama dos dragões perde força e passam já seis anos desde o último triunfo portista no reduto leonino.

É preciso recuar até à temporada 2008/09 e ao dia 5 de outubro de 2008 para encontrar a derradeira vitória azul e branca. Jogava-se então a quinta jornada do campeonato e o resultado de 1-2 a favor dos visitantes sentenciou a festa dos adeptos do FC Porto no terreno do rival. O argentino Lisandro Lopez adiantou os dragões no marcador aos 18 minutos, mas o Sporting reagiu e empatou por João Moutinho, aos 28’, na conversão de uma grande penalidade. Porém, tudo voltou à marcha inicial com o golo decisivo de Bruno Alves, apenas três minutos depois da igualdade leonina. Estava encontrado o resultado final.

Desse jogo apenas sobrevivem dois jogadores e ambos do lado do Sporting. Rui Patrício, tal como deverá acontecer esta sexta-feira, foi titular na baliza dos leões, enquanto o médio Adrien não saiu do banco de suplentes, numa equipa então orientada por… Paulo Bento. Já do lado do FC Porto não resta qualquer elemento da formação comandada por Jesualdo Ferreira (Rolando foi titular, mas está atualmente afastado do plantel dos dragões).

Desde então jogaram-se mais cinco clássicos, que resultaram em duas vitórias do Sporting e três empates. Se tivermos em conta os registos da última década são quatro vitórias leoninas, quatro empates e dois triunfos dos dragões.

Essa hegemonia do Sporting é naturalmente extensível aos 80 clássicos já travados para o campeonato nacional no Estádio José Alvalade. Numa história iniciada a 12 de maio de 1935, com um empate a dois golos, o Sporting soma 43 vitórias (54 por cento) contra as 19 (24%) alcançadas pelo FC Porto, às quais se juntam 18 (22%) empates. No que toca a golos marcados e sofridos, os leões celebraram por 155 vezes, contra somente 83 dos dragões.

Esta sexta-feira, a partir das 20h30, se saberá se a equipa orientada pelo espanhol Julen Lopetegui consegue contrariar a história recente e devolver o FC Porto aos triunfos na casa do rival Sporting.