Os sócios do Vitória de Guimarães aprovaram hoje por maioria o relatório e contas de 2013/14, exercício que registou um resultado negativo de 300 mil euros, mas conseguiu reduzir o passivo para 14,2 milhões de euros.

"O orçamento que apresentámos foi cumprido, tendo havido um desvio de apenas cerca de 20 mil euros. Isso significa que fizemos propostas verosímeis, pois nunca iludimos os sócios do Vitória. Fomos capazes de pagar mais de dois milhões de euros de dívidas", explicou o presidente vitoriano, Júlio Mendes, citado pelo sítio oficial do clube.

Em 30 de junho de 2012, o passivo do Vitória era de 24 milhões de euros, um ano depois 16,3 milhões e, a 30 de junho de 2014, cifrava-se nos 14,2 milhões, uma redução de 2,1 milhões (13%).

Em dois anos, o Vitória de Guimarães reduziu o seu passivo em quase 10 milhões de euros (40% menos).

No primeiro ano sem refletir nas suas contas qualquer atividade do futebol profissional, agora responsabilidade da SAD, o clube registou um resultado líquido negativo de quase 300 mil euros, uma melhoria de 87,7% face aos 2,4 milhões na época passada.

O Conselho Fiscal (CF) do Vitória de Guimarães, que deu parecer favorável unânime à aprovação do relatório e contas, elogiou a ação da direção liderada por Júlio Mendes.

Segundo o CF, este exercício "representa uma melhoria qualitativa e quantitativa substancial em relação aos anteriores", assim como uma "elevada performance no sentido da resolução dos desequilíbrios estruturais".