Fernando Gomes assumiu esta quinta-feira a sua preocupação com a provável proibição dos fundos de investimento no futebol mundial.

Em declarações à margem de um almoço no International Club of Portugal, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) falou sobre as notícias que dão conta dos avanços de FIFA e UEFA no sentido de travarem a ligação entre clubes e fundos de investimento.

"A questão dos fundos preocupa-nos, naturalmente. Recordo-me que quando soube pela primeira vez da possibilidade de os fundos serem proibidos ou haver legislação tendente a que esse mecanismo não fosse utilizado - e essa informação recolhi em maio de 2012 -, no dia 12 de julho de 2012, juntamente com Sporting, Benfica e FC Porto promovi uma reunião na sede da UEFA onde foi discutida essa possibilidade", explicou.

"A informação que eu tenho, decorrente de uma reunião da FIFA na semana passada, é que vai ser seguido um período de transição de dois, três ou quatro anos, no sentido de os clubes terem tempo para se ajustarem e procurarem outras fontes alternativas de financiamento. Essa decisão vai em frente e tenho a preocupação relativamente ao nosso futebol e aos nossos clubes, nomeadamente os que mais dependem dos fundos de investimento para poderem manter a sua capacidade competitiva", acrescentou.