O passivo dos três clubes grandes de Portugal é superior a mil milhões de euros, de acordo com contas realizadas pela AFP. Segundo os mesmos dados, o Benfica é o clube com as maiores dívidas, que atingiram os 449 milhões de euros no final da época 2013/14.

Números menores mas igualmente impressionantes são os de Sporting e FC Porto. Os "leões" apresentam neste momento um passivo de 442,7 milhões, ao passo que os “azuis-e-brancos” acumulam dívidas no valor de 209 milhões.

A agência noticiosa em questão contactou dois economistas, com o objetivo de analisar estes números, mas os resultados divergiram. António Samagaio, professor de Economia no ISEG, alertou para os problemas que provêm do acumulamento de dívida.

"Há anos que o futebol português vive acima das possibilidades. Os bons resultados na Europa devem-se à qualidade dos jogadores, ma também a um endividamento descontrolado", defendeu Samagaio.

Já Domingos Amaral, professor na Universidade Católica de Lisboa, prefere destacar os benefícios desportivos dos últimos anos, apenas possíveis devido a um maior investimento.

"O futebol é uma atividade de alto risco, mas ao endividarem-se e ao comprarem bons jogadores, os clubes conseguem grandes vitórias que dão benefícios. Não podemos aplicar os mesmos critérios a clubes e empresas. Aos clubes basta vender alguns jogadores para reduzir as dívidas", salientou Amaral.