Quatro internacionais que atuam na Primeira Liga vão representar seleções africanas em jogos de qualificação da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2015 agendados para zonas de maior risco relacionado com o vírus ébola.

O internacional guineense Boubacar Fofana, que representa o Nacional, é um dos convocados para um duplo confronto entre a Guiné-Conacri e o Gana, a 11 e 15 de outubro, a contar para o grupo E de qualificação para a CAN2015.

Segundo um balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado na sexta-feira, 739 pessoas já morreram na Guiné-Conacri, onde existem 1.199 casos (confirmados, prováveis e suspeitos). A Guiné-Conacri faz fronteira com o caso mais preocupante, a Libéria, com 2.069 mortes e 3.834 casos da doença.

Por isso mesmo, o primeiro jogo entre as duas seleções (que deveria ser em território guineense) foi deslocado para Casablanca (Marrocos). Já o encontro entre entre Gana e Guiné-Conacri, na próxima quarta-feira, será disputado em Tamale (região Norte do Gana).

Outro dos países mais preocupantes quanto ao ébola é a Serra Leoa, cuja seleção joga na sexta-feira e na próxima quarta-feira duas partidas contra os Camarões, a contar para o Grupo D da CAN2015. Convocados para a dupla jornada estão os camaroneses Edgard Sally (Académica de Coimbra) e Aboubakar (FC Porto).

A Serra Leoa registou, até ao momento, 623 mortes e 2.437 casos de ébola e, como medida de prevenção, ficou decidido que ambos os jogos serão disputados em Yaoundé, capital dos Camarões.

Também para o grupo D, a República Democrática do Congo e a Costa do Marfim disputam dois jogos, no sábado e na quarta-feira seguinte. O marfinense Jean Mickael Seri (Paços de Ferreira) está convocado.

Recentemente foram divulgados casos de Ébola na República Democrática do Congo, mas, segundo a OMS, não têm aparentemente relação com os da África Ocidental. As autoridades da RD Congo divulgaram na semana passada um balanço provisório de 42 mortos relacionados com o vírus. O surto de ébola na RDC teve origem numa floresta cerca de 800 quilómetros a nordeste de Kinshasa, a capital, para onde está marcado o jogo do próximo sábado.

O ébola é um vírus (identificado pela primeira vez em 1976) para o qual não existe vacina ou tratamentos específicos e cuja taxa de mortalidade se situa entre 25 e 90 por cento.

A infeção resulta do contacto direto com fluídos orgânicos de doentes - como saliva, sangue, urina, fezes ou sémen. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.