O Sporting é o quarto clube, fora dos cinco principais campeonatos europeus de futebol, que mais jogadores da sua formação cede àquelas ligas, ou seja, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França e Itália.

De acordo com o relatório semanal do Observatório do Futebol (CIES), os "leões" formaram 12 jogadores que atualmente alinham em clubes dos “grandes” campeonatos, sendo superado, em termos de clubes externos a estas competições, por River Plate (Argentina), com 17, Ajax (Holanda), com 15, e Boca Juniors (Argentina), com 14.

Na hierarquização absoluta, seguindo o critério de que os jogadores da formação tenham estado no clube pelo menos três épocas entre os 15 e 21 anos, o FC Barcelona surge como principal formador, com um total de 43 jogadores nestas ligas, 13 dos quais no seu plantel e 30 noutros emblemas, sendo seguido por Manchester United, com 36 (12 no seu plantel), e Real Madrid, com 34 (oito).

No entanto, Lyon, Athletic Bilbau e Real Sociedad são os emblemas com mais jogadores da sua própria formação no seu plantel principal, com 15 cada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.