A vitória do Benfica sobre o Rio Ave por 1-0, permitiu à equipa de Jorge Jesus uma dose de tranquilidade para preparar a semana europeia, e os jogos decisivos. Talisca voltou a marcar e já leva oito golos no campeonato liderando a lista de melhores marcadores e superando mesmo o ataque de oito equipas.

Nas bancadas do Estádio da Luz estiveram representantes de vários clubes europeus para assistir ao primeiro jogo da 9ª jornada do campeonato português. Marselha, Málaga, Génova, Real Sociedad ou Wisla Krokov, Sporting, e Belenenses foram alguns dos clubes que se infiltraram na multidão de 36 600 adeptos sedentos pelo regresso à vitória por parte do atual líder do campeonato. O Benfica vinha de uma derrota em Braga, e na véspera de receber o Mónaco seria imperativo vencer.

Mas perante a lesão de Eliseu, Jorge Jesus teve de improvisar a equipa de acordo com o que se faz semanalmente no Seixal. Gaitán entrou na segunda parte, e ainda foi a tempo de agitar as águas de um Rio Ave sem complexos de jogar em casa do campeão nacional e atual líder do campeonato.

Na primeira parte, Lima ainda tentou inaugurar o marcador por duas vezes, mas o resultado foi para intervalo a zero. A fazer dupla com o compatriota Jonas, Lima testou os reflexos de Cássio desde muito cedo, com destaque para o remate às 16 minutos. A fechar o primeiro tempo, Enzo colocou uma bola em zona de finalização, mas faltou uma “casca” de lima ao avançado brasileiro que não conseguiu corresponder ao cruzamento do argentino.

Com o lado esquerdo “mascarado” com André Almeida e Talisca dada a lesão de Eliseu e Gaitá, o Benfica revelou algumas dificuldades em segurar o meio-campo adversário. Samaris foi novidade no meio campo, mas na segunda parte acabou por dar lugar a Gaitán. O argentino trouxe outro perfume ao futebol do Benfica e permitiu mais liberdade a Talisca, assim como mais consistência a Enzo Pérez na luta a meio-campo.

E foi quando Talisca começou a aparecer mais a meio do terreno, algo que o baiano tem tendência, é que o golo acabou por surgir. Aos 60 minutos, o Talisca puxou do pé esquerdo à beira da entrada da área de Cássio num remate em arco selou o melhor momento da noite.

A reação do Rio Ave sentiu-se de imediato quando aos 64 minutos, Diego Lopez colocou à prova os reflexos do internacional brasileiro Júlio César num forte remate. Aos 68 minutos, o Rio Ave voltou a dar um sinal positivo no jogo numa excelente jogada em que a bola termina no interior das redes do Benfica.

A equipa de arbitragem anulou o golo de Wakaso por fora-de-jogo para protesto dos vila-condenses mas na repetição é possível ver que o adiantamento do nigeriano é muito pequeno, mas o que acabou por ficar no centro da discussão foi a falta de “pulmão” do fiscal de linha para acompanhar a jogada.

O Rio Ave levou a discussão do resultado até ao tempo de compensação, e numa altura em que os jogadores do Benfica não apresentavam grande descernimento no momento de rematar à baliza.

Apesar do desgaste e de alguma rotatividade, o Benfica ganhou três preciosos pontos antes de uma semana decisiva para as competições europeias.

"Exibição do árbitro deixou a desejar", diz Pedro Martins

Apesar da derrota do Rio Ave perante o Benfica por 1-0, o treinador Pedro Martins realçou, na zona de entrevistas rápidas da BTV, a atitude dos seus jogadores durante todo o encontro, ao mesmo tempo que criticou o trabalho do árbitro Manuel Mota.

Jorge Jesus falou em justiça no resultado final

O treinador do Benfica considerou na zona de entrevistas rápidas da BTV que foi um triunfo justo apesar de ter sido pela margem mínima.