O FC Porto venceu, este sábado, o Nacional da Madeira por 2-0, em jogo da nona jornada do campeonato português de futebol, disputado no Estádio do Dragão. Danilo abriu o marcador na primeira parte e Brahimi dilatou a vantagem na etapa complementar com um 'golaço'.

Os três primeiros classificados - Benfica, FC Porto e Vitória de Guimarães - estão separados apenas por um ponto.

Quanto ao 'onze' apresentado, e face à goleada em Arouca, Julen Lopetegui fez três alterações nos três setores. Na defesa, Maicon ocupou o lugar de Marcano, no meio-campo saiu o mexicano Herrera e entrou o espanhol Óliver Torres e no ataque Ricardo Quaresma regressou à titularidade, deixado Cristian Tello no banco de suplentes.

O FC Porto entrou muito ofensivo na partida e, aos nove minutos, Danilo abriu o marcador. Óliver Torres cruzou para a cabeça de Jackson mas Rui Silva defendeu como pôde. Danilo surgiu, já de ângulo reduzido, e rematou forte, fazendo o primeiro da noite.

Depois do golo, o Nacional de Manuel Machado cresceu, mostrou-se mais competitivo no meio-campo, criando ainda alguns lances de perigo perto da baliza de Fabiano. Contudo, foi para o intervalo a perder por 1-0.

Nota muito positiva para as exibições de Danilo - não só pelo golo - e Brahimi, elementos perfeitos de desequilíbrio.

No segundo tempo, Julen Lopetegui fez a sua primeira alteração, colocando em campo Herrera para o lugar de Quintero.

Numa altura em que o jogo se encontrava numa fase mais chata, o argelino Yacine Brahimi 'sacou da cartola' um grande golo. Aos 74 minutos, numa jogada individual à entrada da grande área o extremo portista marcou um dos golos da jornada.

Depois do golo, Brahimi foi substituído por Tello, assim como Jackson Martínez, que deu lugar a Aboubakar.

Com este triunfo, o FC Porto reduz a distância para o Benfica, estando novamente a um ponto do primeiro lugar. O Vitória de Guimarães, que esta tarde venceu o Sporting por 3-0, está na terceira posição, com menos um ponto que os Dragões.