O V. Guimarães venceu o Sporting por 3-0, em jogo da 9.ª jornada da Primeira Liga. A exibição cinzenta do Sporting foi penalizada com golos de Saré, Maurício (autogolo) e André André. Grande exibição dos homens de Rui Vitória que sobem ao segundo posto da Primeira Liga.

Num campo onde o Sporting não tinha perdido nas últimas cinco visitas, os "leões" entraram no D. Afonso Henriques com os olhos postos no pódio. A equipa de Marco Silva ultrapassaria os minhotos na tabela, em caso de vitória. Mas pela frente tinha os "guerreiros" de Rui Vitória, uma equipa jovem, com pouca experiência de Primeira Liga mas que sabe o que faz em campo.

A primeira parte do Sporting foi uma desilusão. Para se ter uma ideia da falta de criatividade da equipa, apenas aos 37 minutos foi possível ver o primeiro remate do Sporting enquadrado com a baliza, num "tiro" de Nani de fora da área que saiu à figura de Assis, guarda-redes que substituiu o lesionado Douglas.

A equipa de Rui Vitória ganhava a maior parte dos duelos a meio-campo e fechava bem as alas, não deixando o Sporting ter profundidade pelos corredores. E aproveitava bem os lances de bola parada para surpreender a formação leonina.

Foi assim que nasceu o primeiro golo. Canto curto para Hernâni cruzar ao segundo poste onde o central João Afonso apareceu a colocar à boca da baliza. Saré ganhou nas alturas a Maurício e cabeceou para o fundo da baliza, aos 15 minutos. (VEJA O GOLO)

O segundo golo dos minhotos é uma fotocópia do primeiro: canto curto, centro de Hernâni e cabeceamento de João Afonso. A bola ainda foi desviada por Maurício que, na tentativa de cortar, fez autogolo. No entanto o golo não devia contar porque João Afonso estava ligeiramente em fora-de-jogo. (VEJA O GOLO)

O intervalo chegava com a vantagem minhota e com Marco Silva a pensar como iria dar a volta ao texto. Tentou faze-lo, lançando Slimani e Capel para os lugares de João Mário e Carrillo, apostando num 4-4-2. Não deu resultado.

Mesmo com um Sporting mais ofensivo, era o Guimarães quem criava verdadeiras situações de golo. Hernâni, aos 48, recebe um grande passe de Bernard Mensah, corre para a baliza mas remata às malhas laterais. Três minutos depois volta a aparecer isolado perante Patrício mas o seu remate foi defendido pelo guarda-redes dos "leões". O mesmo Patrício voltou a estar em evidência, negando o terceiro golo dos minhotos num cabeceamento de João Afonso, após canto.

O Sporting bem tentava chegar ao golo, mas nunca encontrou uma forma de ultrapassar a muralha defensiva do Guimarães. Os alas não funcionavam e os cruzamentos não chegavam até Slimani.

O Guimarães ia apostando em contra-ataque, criando muito perigo pelas alas com os rapidíssimos Hernâni e Alex. Num desses lances, chegou aos 3-0, numa grande penalidade de Cédric sobre André André. O mesmo André André aproveitou para bater Patrício com um remate colocado. (VEJA O GOLO)

Até ao final, a melhor oportunidade de golo pertenceu ao Guimarães. Hernâni, lançado por Tomané, apareceu na cara de Patrício e disparou forte, com a bola a bater na barra e a regressar para o meio-campo. Uma bomba. (VEJA O LANCE)

O Sporting fica agora mais longe da liderança, ocupada pelo Benfica que tem 22 pontos. Os "leões" continuam com 16 pontos. O Guimarães sobe ao segundo posto com 20 pontos, embora possa ser ultrapassado pelo FC Porto caso os "dragões" vençam o Nacional.

VEJA O RESUMO DO JOGO