Ricardo, capitão do Paços de Ferreira, defendeu hoje que bastava um pouco mais de sorte à formação pacense para ocupar atualmente o segundo lugar na I Liga de futebol, sem perder de vista o objetivo da permanência.

"Estamos bem, a equipa atravessa um momento interessante, está muito confiante, mas a verdade é que podíamos ter ainda mais pontos nesta altura", disse Ricardo, em declarações à agência Lusa.

Embora "satisfeito" pelo atual quarto lugar na I Liga, que considera "apenas surpresa para alguns", em função de "tudo aquilo pelo que a equipa passou na época passada", em que apenas garantiu a permanência num "play-off" frente ao Desportivo das Aves, Ricardo mantém que a classificação do Paços podia ser melhor.

"Há dois jogos que nos ficaram atravessados, o de Guimarães, mas, sobretudo, o do Gil Vicente. Empatámos os dois, mas, com um pouco mais de sorte, tínhamos ganho e hoje estávamos no segundo lugar", sublinhou.

O capitão pacense mantém os pés no chão e reitera que a equipa persegue a permanência, mas não estranha a qualidade que a mesma tem evidenciado na I Liga, repartindo o mérito por todos.

"É importantíssima a coerência do ‘mister' de utilizar os jogadores que cumprem, pois, além de ser uma prova da qualidade e do equilíbrio do plantel, isso faz com ninguém se sinta seguro no ‘onze' e, com um grupo unido como este, com toda a gente a remar para o mesmo lado, tudo fica mais fácil", adiantou.

O camisola 19 do Paços admitiu, por outro lado, que, "se calhar, os processos de jogo trabalhados no início da época podem ter sido assimilados mais cedo", num claro sinal, acrescentou, "do trabalho com qualidade" promovido pela atual equipa técnica.

O Paços de Ferreira ultrapassou o melhor arranque de época da história do clube, alcançado há dois anos, uma época histórica marcada pelo terceiro lugar na I Liga, também sob orientação de Paulo Fonseca, mas Ricardo evitou entrar em comparações.

"Estou cá há mais tempo e já passei pelo melhor e pelo pior. Penso que temos de nos focar é nesta época e não entrar tanto pela via das comparações", afirmou.

Contudo, Ricardo assume que "a equipa de há dois anos tinha um pouco mais de experiência", enquanto "esta é mais jovem e irreverente", embora existam “indicadores de que pode voltar a ser uma boa época para o Paços".