Rui Vitória era um homem feliz, depois de ver a sua equipa dar a volta ao marcador em Arouca e assumir a liderança da I Liga. O técnico do Vitória de Guimarães destacou a raça, o querer e a vontade da equipa em amealhar os três pontos.

"Há que dar os parabéns aos jogadores, foram fantásticos na interpretação do jogo mas acima de tudo, pela maneira como reagiram. Sabíamos que ia ser um jogo difícil frente a uma boa equipa com bons jogadores. Os jogadores tiveram algum receio de ir para a frente para não serem surpreendidos no contra-ataque. Mas muitas vezes os jogos ganham-se assim. Quando foi preciso unir, a equipa reagiu, em pouco espaço de tempo. Isso é sinal que há alma, determinação. Fico contente por eles", disse o treinador, na zona de entrevistas rápidas.

O jogo não foi fácil para os minhotos. O Arouca atirou duas bolas aos ferros da baliza de Assis e obrigou o Guimarães a suar muito para conseguir os três pontos. Rui Vitória destaca a reação da equipa, logo após o golo sofrido.

"Na primeira parte o Arouca protegeu-se muito em termos defensivos, sempre a tapar os espaços nas costas. Tivemos algumas dificuldades e não fomos lúcidos, perdemos o timing de atacar, deixamos que o jogo se jogasse ora numa baliza ora noutra. Na segunda parte fomos mais equilibrados, circulamos melhor, jogamos no meio-campo do Arouca que marcou contra a corrente do jogo, não tinha feito nada de especial em termos de ocasião de golo. Depois veio a reação, as equipas são feitas dessa determinação, crença, isto é o Vitória, é disto que os vimaranenses gostam, de lutar até a exaustão para conseguir os objetivos", atirou o timoneiro dos "conquistadores".

Apesar da liderança, Rui Vitória sublinha que a equipa irá manter-se serena, sempre a lutar pelos três pontos em todos os jogos. O treinador espera que os jogadores não percam a concentração para que o clube possa prosseguir em frente nos objetivos a que se propôs. O técnico destaca os oito portugueses do onze, mais um punhado de jogadores que ninguém conhecia há seis meses.

"Vamos amealhar pontos. Estamos em primeiro, é uma alegria para os jogadores, pelo seu trabalho. Não sei o que vai acontecer no futuro mas quem trabalha assim, com este clube, merece ter a sorte. Hoje jogamos com oito portugueses e muita gente desconhecida. É um caminho que delineamos há muito tempo e que está a ser concretizado. Vamos ter de passar por muitos dissabores mas vamos saborear estres três pontos. Vamos enfrentar os jogos sempre com esta determinação, alegria, vontade de vencer, sabendo que não vamos vencer todos", atirou.

Por fim o treinador falou do seu trabalho e da forma como tem conseguido potenciar vários jovens, tendo pegado num Guimarães falido e transformado Guimarães, juntamente com a direção, num clube credível e viável.

"[O primeiro lugar] é algo que dá alento para prosseguir com este caminho. Às vezes os treinadores não conseguem ser premiados com qualquer coisa de bom mas quando conseguimos resultados, quando vemos jogadores a brilhar e o clube a sair de uma situação complicada, é sinal de que o trabalho está a ser bem feito. Acreditamos sempre que vamos ter sucesso. Queremos ver o clube reconhecido e os jogadores valorizados", concluiu.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.