O Benfica procura hoje na Madeira recuperar a liderança isolada do campeonato nacional quando defrontar o Nacional, em encontro da 10.ª jornada da prova, num terreno tradicionalmente difícil para os "encarnados".

Depois de na sexta-feira terem perdido a liderança para os vimaranenses, que venceram em Arouca por 2-1, os "encarnados" podem agora recuperar o comando, mas precisam de vencer na Madeira, sendo que um empate pode não ser suficiente, já que também o FC Porto espreita a frente do campeonato.

Na antevisão do jogo na Choupanha, Jorge Jesus destacou o facto de os madeirenses ainda só terem pontuado em casa, frisando que "na Madeira, os jogos são tradicionalmente difíceis".

"O Nacional tem sempre equipas interessantes. Tem um treinador que trabalha há vários anos no clube, conhece os valores do clube e isso é um valor acrescido da equipa do Nacional. É uma das boas equipas do nosso campeonato. É verdade que não entrou tão bem neste campeonato, mas ainda estamos no primeiro terço", afirmou ontem Jorge Jesus em conferência de imprensa.

Do lado do Nacional da Madeira, Manuel Machado lembrou que a sua equipa vai defrontar o campeão em título para relativizar uma eventual derrota. O técnico dos madeirenses assume que a sua equipa luta sempre pela vitória, mas assumiu que pontuar frente ao Benfica é sempre um bom resultado.

"Jogamos sempre para ganhar, ou, no mínimo, pontuar. Somar pontos é sempre muito importante, seja frente ao primeiro ou mesmo com o último da tabela", começou por dizer Manuel Machado em conferência de imprensa.

"O Benfica é o campeão nacional, líder do campeonato [segundo provisoriamente após o triunfo do Guimarães] e é uma equipa muito mais experiente do que a nossa. E vai jogar num estádio confortável porque dois terços dos espetadores estarão a apoiá-lo", acrescentou o técnico do Nacional da Madeira.

Nas últimas dez deslocações do Benfica à Choupana, o saldo é claramente positivo para os encarnados que somaram seis triunfos, dois empates e duas derrotas. Nas contas gerais para o campeonato, o Benfica já perdeu 12 pontos em 15 jogos na Choupana. No total de 15 jogos na Chopana, para o cameonato, o Benfica venceu 9 encontros, empatou 2 e perdeu quatro.

Benfica, segundo classificado com 22 pontos, e Nacional, 13.º com oito, defrontam-se hoje, a partir das 16:00, no Estádio da Madeira, numa partida que será dirigida pelo árbitro Bruno Paixão, de Setúbal. Poderá acompanhar o jogo ao minuto no SAPO Desporto.