O Sporting já perdeu onze pontos nas dez primeiras jornadas da I Liga e encontram-se a oito do líder e rival Benfica. Este domingo, a equipa de Marco Silva somou o quinto empate na prova, o terceiro em casa. O técnico dos "leões" culpou a arbitragem de Bruno Esteves mas o problema não foi apenas esse.

Quem dá 45 minutos de avançado ao adversário, muito dificilmente consegue recuperar. O "leão" dormiu "a sombra" no primeiro tempo, andou a ver o Paços jogar, pareceu não se importar muito. Quando quis "caçar" os "castores", já ia tarde.

Mas há que dar mérito a equipa de Paulo Fonseca. O antigo técnico do FC Porto estudou muito bem o Sporting e montou uma estratégia que passava por jogar com as linhas juntas, jogadores pertos uns dos outros, passes curtos, com segurança, procurando as entrelinhas. Estratégia que surpreendeu o Sporting, que apenas assustou o guarda-redes pacense em duas ocasiões: uma a abrir, com um remate de longe de João Mário defendido com os punhos, e outro a fechar com Jefferson a perder no duelo com Defendi, guardião dos "castores". Pouco para uma equipa com ambições de vencer o título.

Pelo meio, o Paços de Ferreira ia tendo bola, atacando, com passes curtos, manietando o jogo do Sporting, tanto pelas alas como pelo corredor central, onde Adrien, William Carvalho e João Mário não sabiam como parar Seri, Sérgio Oliveira e Minhoca. O domínio pacense no primeiro tempo foi coroado com um golo de Hurtado aos 31 minutos, após passe de Minhoca. Patrício nada poderia fazer.

Marco Silva pediu atitude e garra e lançou a "carne toda no assador", fazendo entrar Carlos Mané e Montero ao intervalo (saíram William Carvalho e Carrillo), e mais tarde Capel para o lugar de Cédric. Mexidas que deram frutos quando Montero recebeu pelo meio e, sem "pedir licença", rematou de fora da área para um golaço. Empate no marcador e 41 minutos para fazer mais um golo. Que não veio a acontecer, mesmo com o Sporting a jogar com mais um, após expulsão de Sérgio Oliveira aos 74, por duplo amarelo.

Marco Silva culpou o árbitro pelo empate mas os verdadeiros culpados foram os avançados leoninos, principalmente Slimani, muito perdulário. O argelino teve oportunidades para marcar aos 48, 56, 89 e 90 mas mostrou que não era o seu dia. O falhanço ao minuto 89 foi o mais escandaloso de todos.

O jogo não poderia terminar sem polémica, com o árbitro Bruno Esteves a anular um golo a Montero aos 87 minutos. O colombiano não estava em posição irregular mas Slimani está e faz-se ao lance. Decisão acertada do juiz do encontro.

A decisão não agradou a Marco Silva que disse, em três ocasiões durante a flash interview, que o Sporting tinha feito dois golos limpos. O técnico disse ainda estar preocupado por ver a sua equipa já com oito pontos de atraso em relação à liderança. Já Paulo Fonseca espera que os jornais não falem do demérito do Sporting mas sim do mérito do Paços de Ferreira. E tem razão o técnico pacense.

O Sporting somou o quinto empate em dez jogos na I Liga, o terceiro em casa (depois de Belenenses e FC Porto) e vai para esta paragem do campeonato na sétima posição com 17 pontos, atrás do Paços de Ferreira que tem mais um.