O antigo futebolista Deco esteve hoje no Museu do FC Porto, para formalizar a doação da receita do seu jogo de homenagem, e falou da sua ex-equipa, do espanhol Julen Lopetegui, de Brahimi, de Fernando Santos e da equipa das “quinas”.

“É normal uma equipa como o FC Porto, que tem vários jogadores novos, oscilar um pouco em alguns momentos, mas no geral tem jogado bem”, disse o luso-brasileiro, que doou a receita do jogo de homenagem, realizado a 25 de julho, no Estádio do Dragão, no Porto, a várias instituições de solidariedade.

Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, Crescer Ser, Coração da Cidade e Cruz Vermelha Portuguesa foram as instituições escolhidas por Deco, que presenteou ainda a secção de desporto adaptado do FC Porto.

“Foi uma honra ter-me despedido dos relvados no estádio do FC Porto, num jogo que vai marcar o resto da minha vida”, disse o antigo médio, ao que o presidente Pinto da Costa, que foi o anfitrião de Deco na visita ao museu, acrescentou que não podia ser de outra forma.

Em relação ao momento atual do FC Porto, Deco destacou a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões e o facto de estar na luta pela I Liga com um Benfica, “que está bem”, além de um Vitória de Guimarães “surpreendente”, um Sporting de Braga “com uma boa equipa” e um Sporting que “também está aí”.

“Enfim, é sempre complicado o campeonato português, mas ainda é cedo”, defendeu Deco, que, questionado sobre a rotatividade imposta por Julen Lopetegui à equipa dos “dragões”, disse que é sempre difícil falar quando se está de fora.

De acordo com Deco, “o treinador é que sabe o dia-a-dia, sabe o que quer tirar dos jogadores através da rotatividade. No final, se ganha ninguém discute, se perde tudo se discute”, sustentou, considerando que Lopetegui está “a construir uma equipa nova e a fazer um bom trabalho”.

Palavra ainda especial para o médio argelino Brahimi, em destaque neste início de época do FC Porto, que Deco considera um “grande jogador”, com uma “capacidade individual fora do comum”, o que é “algo cada vez mais raro no futebol”.

“É um jogador que tem ajudado a equipa e vai tornar-se uma referência do FC Porto rapidamente”, defendeu Deco, que falou ainda do momento de renovação da seleção portuguesa, e de recuperação de alguns jogadores afastados, e do novo selecionador Fernando Santos.

A nomeação de Fernando Santos para suceder a Paulo Bento, selecionador que “fez um bom trabalho no Euro2012 mas um Mundial2014 não tão bom”, deixou Deco “muito feliz”, pois, no seu entender, “é um reconhecimento do que ele fez ao longo dos anos”.

“Conquistou coisas importantes e fez um grande trabalho na Grécia. Para mim foi a escolha ideal e conseguiram um ótimo resultado na Dinamarca”, frisou Deco, que foi treinado por Fernando Santos no FC Porto.

O antigo jogador internacional português saudou o regresso à seleção de jogadores como Tiago, Ricardo Carvalho, Danny e Bosingwa, e disse acreditar na qualificação de Portugal para o Euro2016.

“Acredito que sim, a vitória com a Dinamarca deu maior esperança e Portugal tem todas as possibilidades de se apurar”, referiu Deco.

Em relação ao regresso à seleção desses jogadores, recuperados por Fernando Santos, Deco considerou difícil falar de problemas internos, por não saber ao certo o que se passou, mas garante que, como jogadores, a sua “qualidade é indiscutível”.