A formação foi outros dos temas presentes na entrevista da Sporting TV a Bruno de Carvalho.

O presidente do clube de Alvalade levou um quadro comparativo dos resultados dos vários escalões nas últimas quatro épocas e referiu que os resultados não pioraram. Depois lembrou que "a formação do Sporting continua a estar em alta", e deu como exemplo " a quantidade dos jogadores que o Sporting dá para as seleções de sub-20 e sub-21".

O dirigente reconhece que nem "tudo está perfeito", e falou ainda das regras que impôs na Academia em que é dada aos jovens como prioridade a escola e o seu aproveitamento, e tendo por base nisso também é defindido se estes jogam ou não ao fim-de-semana.

Bruno de Carvalho nega ainda que tenha havido um desinvestimento na formação do clube. O líder leonino falou do que estava mal e o que pretende fazer para mudar para o Sporting continuar a ser uma das melhores escolas de formação do Mundo.

"A nível da formação foi das reduções mais pequenas que houve. O Sporting cortou um dinheirão, uma loucura,... As pessoas do recrutamento não recebiam há dois anos, Sporting não pagava nada. O que fizemos, com muito esforço, pagamos e temos o recrutamento a funcionar. Se não recebiam há dois anos, não posso andar dois anos para trás. E dois anos é muito tempo, não posso esconder por detrás disso. Estamos a trabalhar. O desinvestimento aconteceu na equipa profissional porque tinha de ser. Saíra, quase 200 pessoas. É o tal exemplo que todos querem para o país mas depois quando chegam ao Sporting...", disse Bruno de Carvalho, pouco preocupado com a saída de alguns jovens para clubes rivais.

"Estamos a tentar recuperar o tempo perdido. Fomos buscar os jogadores às equipas que internamente não tínhamos na formação. Os jogadores com quem não renovamos foram para os rivais, não foram os rivais que tiraram os jogadores do Sporting. O Sporting fez uma aposta, não estava bem, não estava perfeito, nem está ainda", fez notar.