O presidente da Liga de clubes, Luís Duque, afirmou esta sexta-feira que o Benfica e o FC Porto mostraram disponibilidade para sustentar as competições profissionais até final da época, devido à situação financeira complicada do organismo.

"Temos o apoio dos clubes, principalmente dos maiores, que inclusive estão dispostos a sustentar a prova se tal for necessário", afirmou o dirigente eleito a 21 de outubro, no final do primeiro Conselho de Presidentes, que decorreu esta sexta-feira no Porto.

Mas, mesmo com o entendimento entre Benfica e FC Porto, os clubes não admitem que se venda, "a qualquer preço, o nome da Liga a qualquer patrocinador ou operador de televisão", argumentou Luís Duque.

A situação financeira das I e II ligas foi um dos pontos debatidos na reunião, que aprovou uma auditoria externa às contas do organismo, nomeadamente as das temporadas de vigência da anterior direção, presidida por Mário Figueiredo.

"Decidimos solicitar com emergência ao Conselho Fiscal que proceda a diligências para conhecer contas reais dos dois exercícios, pedindo uma auditoria externa", afirmou Luís Duque.

O presidente da Liga, no encontro com os jornalistas, sublinhou que o Conselho de Presidentes revelou a "confiança total dos clubes" na nova direção e que as várias decisões do dia foram aprovadas "de forma unânime".

Duque revelou que "FC Porto e Benfica, em especial", mostraram disponibilidade para "fortalecer a marca Liga Portugal", com "parcerias fortes e duradouras, que permitam o desenvolvimento da marca e das suas competições, nomeadamente junto dos operadores de televisão".