A Académica de Coimbra deverá ajudar a sua congénere do Porto Novo, na ilha cabo-verdiana de Santo Antão, a construir um centro de estágio, um projeto que terá muita importância na formação dos jovens futebolistas.

O desafio foi lançado pelo presidente da Associação Académica do Porto Novo, Elísio Silva, ao seu homólogo de Coimbra, na abertura de um encontro das Académicas de Cabo Verde e Coimbra, em Santo Antão, e que serviu para o debate de assuntos relacionados com a cooperação e as filiais em Cabo Verde.

“É mais uma porta que se abre para o futebol nacional, porque com a abertura da Académica de Coimbra, os talentos que despontarem nessa modalidade terão todas a condições para se formar em Portugal, militar na equipa de Coimbra ou qualquer outra internacional, sem esquecer a seleção de Cabo Verde", disse o presidente do clube do Porto Novo, citado hoje pela Inforpress.

Por sua vez, o presidente da Académica de Coimbra, José Eduardo Simões, não comentou o desafio lançado pelo seu homólogo, mas garantiu que o clube que dirige vai colocar a sua experiência à disposição das suas filiais “para ajudar a formar jovens”.

"Vamos trabalhar em conjunto, lá em Portugal e aqui em Cabo Verde. Vamos abrir portas para que os jovens daqui possam lá ir e trabalhem connosco. Queremos aproveitar, ao máximo, os talentos que existem", assegurou o dirigente desportivo.

No encontro do Porto Novo, os dois clubes assinaram um protocolo que vai permitir aos conjuntos cabo-verdianos enviar atletas, estudantes, treinadores, dirigentes, médicos, fisioterapeutas e outros membros para frequentar estágios e fazer formação em Portugal.

A Académica de Coimbra já ministrou uma formação sobre metodologias de treino, aquecimento, concessões táticas para técnicos de Cabo Verde, tendo José Eduardo Simões garantido que o seu clube pretende realizar mais ações dessa natureza para facilitar a troca de experiência.