O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, e o antigo presidente do Nacional, Rui Alves, vão ser homenageados no domingo durante a gala comemorativa do 104.º aniversário do clube da I Liga portuguesa de futebol.

Reunida em assembleia-geral na noite de segunda-feira, a direção do clube insular decidiu atribuir a Jardim o título de sócio honorário "como forma de agradecimento pelo importante papel que teve no desenvolvimento desportivo da Região Autónoma" e a Rui Alves o de presidente honorário.

A reunião magna do clube serviu para a aprovação das contas do último ano fiscal, que registaram um prejuízo de 114 mil euros, o que representa uma redução de 70% relativamente ao prejuízo apresentado em 2012/13, que tinha sido de 377 mil euros.

Com um total de proveitos de 2.791.757 euros, destaque para o fluxo de caixa positivo em 38.000 e ainda para a diminuição do passivo em 4.040.218 euros, com redução da divida bancária em 4.071.000 euros, o que implicou uma redução de custos financeiros (juros) de 206.000 euros.

As contas foram provadas por unanimidade e os sócios presentes votaram favoravelmente as propostas da direção para a atribuição dos prémios Condor. O Condor de Ouro com palma ao antigo dirigente Alfredo Vieira Cravo, o Condor de Ouro ao técnico Manuel Machado e o Condor de Prata ao sócio Énio Andrade.