O Moreirense considerou hoje "inaceitável" a nota dada ao árbitro do jogo com o vizinho Vitória de Guimarães a contar para a 11.ª jornada da I Liga de futebol.

O clube minhoto, 10.º classificado da liga, promoveu uma conferência de imprensa para mostrar um vídeo que resume lances nos quais o Moreirense diz ter sido prejudicado no encontro da passada sexta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, que culminou com a vitória por 2-1 dos vitorianos.

"Foi um trabalho fraco, com muitos erros graves. Não é norma o Moreirense queixar-se da arbitragem, mas, depois do que toda a gente viu, nós ficamos estupefactos. Estamos a apresentar isto porque tivemos conhecimento ontem [quinta-feira] de que um senhor que está sentado num camarote, muito bem instalado, que tem ferramentas que o podem ajudar, como ecrãs para ver repetições, consegue atribuir a um mau desempenho - não estou a falar do Cosme Machado que pode ter um dia mau - uma nota de 3,5", disse o diretor desportivo, Marco Couto.

Convidado a especificar o alvo das críticas, o dirigente apontou o nome do observador José Ribeiro, e procurou sempre descolar esta posição da relação com o clube adversário: "Não quero pensar que nos prejudicaram a nós e beneficiaram o Vitória. Nada é contra o Vitória".

Cosme Machado, árbitro da Associação de Futebol de Braga que dirigiu o Vitória de Guimarães-Moreirense, teve uma nota de 3,5, enquanto os seus auxiliares tiveram 3,4.

"No nosso ponto de vista, isto não é um contributo para que a arbitragem melhore, antes pelo contrário. O que estarão a pensar os outros árbitros, que podem fazer um bom jogo, mas, depois, quem os observa não vê da mesma maneira. Isto é inaceitável", disse o diretor desportivo dos minhotos, acompanhado pelo vice-presidente Joaquim Pereira e pelo treinador Miguel Leal.

De entre vários lances analisados, desde foras de jogo a faltas e mãos "intencionais e não intencionais", o vídeo do Moreirense incluía a grande penalidade que permitiu aos vitorianos reporem a igualdade (1-1, aos 33 minutos) e que o clube de Moreira de Cónegos garante ter sido mal assinalada.

O Moreirense também procurou provar que o fiscal de linha assinalou erradamente fora de jogo a Gerso no lance que daria o 2-2 (logo empate ao Moreirense que aí perdia por 2-1), alegando que Hernâni estava a colocar o avançado em jogo.

"Somos um clube pequeno, mas queremos sempre contribuir para a melhoria do futebol, não é só jogadores, treinadores e dirigentes. Quem faz a carreira dos árbitros ainda é mais importante. A nossa intenção é contribuir para que haja mais responsabilidade para o que se está a fazer", apontou Marco Couto.

O Moreirense recebe o Paços de Ferreira no domingo, pelas 16h00, em encontro da 12.ª jornada, que será arbitrado por Nuno Almeida, do Algarve.